Seminário sobre NR 36 discute trabalho nos frigoríficos
Encontro ocorre em Minas Gerais e debaterá os fatores de risco no setor
Publicado: 03 Fevereiro, 2017 - 17h08 | Última modificação: 03 Fevereiro, 2017 - 17h23
Escrito por: Contac - Vanessa Ramos
A Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados, conhecida como NR 36, será tema de debate em seminário nacional que ocorrerá em 16 de fevereiro, das 8h30 às 16h, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais.
Conquista do movimento sindical, esta norma foi criada para controlar fatores ambientais de risco existentes na operação de abate e processamento de carne e representa maior segurança para os trabalhadores na prevenção de acidentes de trabalho.
O evento é organizado pela Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação (Contac-CUT), Federação Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Minas Gerais (Fedetia), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins de Uberlândia (Stiau) e parceiros.
As entidades sindiciais filiadas devem confirmar presença no e-mail secretaria@contac-cut.org. Despejas com alimentação e hospedagem serão por conta das entidades que promovem o evento. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone (11) 2108 9309.
Presidente da Contac, Siderlei de Oliveira recorda os enfrentamentos que o movimento sindical travou até ver a norma publicada em abril de 2013, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, durante o governo eleito de Dilma Rousseff. “Foi longa a jornada até a construção da comissão tripartite formada por governo, movimento sindical e as empresas BRF e Friboi. Mas conseguimos graças também a grandes apoios que tivemos como o da CUT e o da Rel-Uita na América Latina”, relata.
Segundo o presidente, as condições de trabalho nos frigoríficos é cópia do setor automotivo. “A linha de produção do frigorífico é o revés do que acontece na indústria automobilística, pois enquanto eles montam um carro, nos frigoríficos eles desmontam frangos. É um ritmo de trabalho 50 vezes maior do que na montagem de um carro.”.
Siderlei explica que a Contac-CUT denunciou por mais de 15 anos as doenças causadas dentro de frigoríficos, ao passo que apontava para a necessidade de prevenção dos males provocados pelas lesões de esforço repetitivo (LER) e pelos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort). “Passados três anos da existência desta norma, acreditamos que é hora de avaliar como ela vem ou não sendo aplicada”, afirma, ao explicar o motivo do seminário de abrangência nacional.
Confira, abaixo, a programação completa:
SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE NR 36: A saúde do trabalhador em frigorífico
Quando: 16 de fevereiro de 2017, das 8h30 às 16h
Onde: Faculdade Santa Mônica - Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3Q, Uberlândia-MG
Programação
8h30: Abertura com a participação do coordenador Geral do Stiau, Humberto de Barros Ferreira; presidente da Fedetia, Osvaldo Teófilo; e o presidente da Conta-CUT, Siderlei de Oliveira. E demais autoridades presentes.
8h50: Apresentação dos resultados da pesquisa sobre a aplicação da NR 36 em Frigoríficos, com Roberto C. Ruiz, médico consultor da Contac-CUT e de sindicatos da alimentação.
9h20: Mesa sobre “O Direito Coletivo do Trabalho e a atuação sindical”, com o procurador do Ministério Público do Trabalho de São Paulo (MPT-SP), Raimundo Simão.
10h20: Intervalo
10h30: Mesa “Os instrumentos do direito coletivo do trabalho”, com o Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Santa Catarina, doutor Amarildo Carlos de Lima.
11h30: Debates e lançamento da 3ª edição do livro "Trabalhar e adoecer na Agroindústria", edição revista, ampliada e financiada pela Fedetia
12h10: Almoço
13h: Reunião dos sindicatos filados à Contac-CUT sobr a estratégia de ação 2017-2018 para a fiscalização do cumprimento da NR 36.
- Avaliação da conjuntura
- Experiências mais exitosas
- Plano de ação
16h: Encerramento.