MENU

Servidores de Ji-Paraná (RO) elegem nova direção do Sindsem

Diretoria anterior deixou vencer o mandato e não realizou eleições

Publicado: 15 Junho, 2015 - 14h55

Escrito por: CUT-RO


Depois de ficar seis meses e onze dias sem diretoria, o Sindicato dos Servidores Municipais (Sindsem) de Ji-Paraná elegeu a nova direção da entidade, em uma eleição que teve a participação de três chapas concorrentes, realizada nesta quinta-feira (11). O pleito contou com expressiva participação de servidores que puderam votar em todos os locais de trabalho, por meio de urnas fixas e itinerantes. A votação foi das 8h às 17h e a apuração foi a noite, na Câmara de Vereadores. A nova presidente é Marlene da Anunciação Morais, servidora da educação.

Foi vencedora do pleito a chapa 1 denominada "Acorda Sindsem: Ressurgindo das Cinzas", com 246 votos, que correspondem a 49,70% do total de votantes; a chapa 2 obteve 26,26% e a chapa 3 ficou com 21,41%; teve 4 votos em branco e 9 nulos. A apuração se encerrou às 21h e após proclamar o resultado a Comissão Eleitoral já deu posse à nova diretoria eleita para o triênio 2015/2018. O nome da chapa vencedora é uma alusão ao fato do Sindsem ter sido literalmente destruído nas últimas gestões, inclusive com duas sedes incendiadas, e ter ficado completamente desorganizado e desestruturado.

As eleições e apuração transcorreram num clima de normalidade, sendo que nenhum incidente foi registrado e não houve recurso protocolado pelas chapas perdedoras ou filiados. Ao final, a presidente eleita fez um discurso agradecendo a participação dos filiados e das chapas concorrentes, conclamando estas a se unirem à direção eleita no processo de reconstrução do Sindicato. Os candidatos a presidente das outras duas chapas se manifestaram positivamente ao chamado de Marlene para fortalecer o sindicato e reconstruí-lo.

O Sindsem estava sem diretoria eleita desde 1º de janeiro de 2015, pois a diretoria anterior deixou vencer o mandato e não realizou eleições. O problema foi parar na Justiça em janeiro deste ano, na 1ª Vara Civil, processo nº 0000670.15.2015.822.0005, onde um acordo entre o autor da ação e o presidente cujo mandato havia terminado foi homologado, prevendo a realização de uma assembleia para eleger uma Junta Governativa. Em 21/02/2015 foi eleita a Junta Governativa tendo como presidente o servidor Carlos José Geraldo, que teria 60 dias para realizar as eleições da nova diretoria. Entretanto, terminou o mandado da Junta em 21/04/2015 sem que as eleições fossem realizadas.

Com o vencimento do mandato desta Junta Governativa sem que as eleições tivessem sido realizadas, com a entidade novamente sem direção, um grupo de servidores convocou nos termos do Estatuto do Sindsem uma assembleia para o último dia 25 de abril e outra para o dia 30 do mesmo mês; nesta foi eleita uma nova Junta Governativa tendo como presidente o servidor João dos Santos que publicou o edital no dia 9 de maio de 2015 convocando as eleições realizadas nesta quinta-feira. O processo eleitoral contou com o acompanhamento de sindicalistas de outras entidades, como CUT, Fetagro, Seeb, Sintrar e Sttr de Ji-Paraná.