Escrito por: Déborah Lima, Confetam
Confetam convida dirigentes, federações, sindicatos do setor público e privado a contribuírem com financiamento da campanha de mídia da CUT em defesa dos servidores públicos
A presidente da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), Vilani Oliveira, e dirigentes do movimento sindical dos servidores municipais, em reunião virtual, com a direção da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e lideranças do Setor Público das três esferas de governo discutiram a Campanha Nacional em Defesa dos Serviços Públicos e dos Servidores.
Além da Confetam, representantes do Proifes, CNTE, CNTSS, Fenasepe, Fenajufe e Condsef também participaram da reunião, no último dia 15, na qual foi apresentada a campanha de mídia da CUT, orçada em R$ 2,5 milhões. Todas as entidades nacionais representadas foram convidadas a contribuir com o financiamento. A maior parte da conta da campanha - a ser veiculada em emissoras de TV e rádio do país -, será bancada pela CNTE (R$ 1,2 milhão) e Condsef (R$ 500 mil).
Quota solidária
“A Confetam vai entrar inicialmente com R$ 10 mil, mas a nossa ideia é fazer a sensibilização com a base para que os sindicatos possam entrar nessa quota solidária em defesa dos servidores e dos serviços públicos”, afirma a presidenta da entidade. “Já temos R$ 1,710 milhão, faltam R$ 790 mil para fechar a conta”, calcula Vilani Oliveira.
Para alcançar o valor, a dirigente nacional dos servidores municipais propõe uma quota mínima por sindicato de R$ 1,00 por cada trabalhador e trabalhadora sindicalizada. Por exemplo, se o sindicato tem cem filiados, a cota mínima seria de R$ 100,00. Isso não quer dizer, contudo, que as entidades doem o mínimo, mas o máximo possível - proporcionalmente à capacidade contributiva de cada uma.
Corações e mentes
Além das doações de diretores da Confetam, das federações filiadas e dos sindicatos da base dos servidores municipais, Vilani Oliveira também quer incentivar a contribuição financeira de entidades representativas de trabalhadores do setor privado. “É importante envolver os sindicatos do setor privado porque todos somos usuários do serviço público. Está aí o exemplo da vacina (contra a Covid), que será distribuída e aplicada pelo SUS. Portanto, nada mais justo que essas entidades também contribuam na defesa dos serviços públicos”, argumenta.
Mas o principal desafio da campanha nacional da CUT, aponta a presidenta da Confetam, será conquistar corações e mentes da população brasileira. “Como vamos incitar os mais necessitados a lutarem pelos seus direitos? Fala-se muito em chegar até a população, mas de que forma? Esse é o grande desafio: como trazer os trabalhadores, os desempregados e os miseráveis para dentro dessa campanha?”, questiona.
Como contribuir?
As contribuições para a Campanha Nacional de Mídia em Defesa dos Serviços Públicos e dos Servidores devem ser depositadas na Conta Corrente 00313-1, Agência 099 do Bradesco, CNPJ 03.990.382/0001-36. Cópia do comprovante de depósito deve ser enviada para o e-mail presidencia@confetam.org.br.