Escrito por: Cecília Negrão, SPBancários

Setor mais lucrativo do país diz que bancários já têm renda suficiente

No 1º trimestre de 2022 o lucro dos 5 maiores bancos do país cresceu 15,4% e os executivos são os que mais ganham com isso. Eles ganham 132 vezes mais do que a remuneração anual de um escriturário

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Na mesa de negociação da campanha salarial 2022, os representantes dos trabalhadores e trabalhadores estão lutando pela reposição salarial e nas demais verbas: inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período entre 31 de agosto de 2021 e 1º de setembro de 2022 mais 5% de aumento real; aumento maior para o vale refeição e vale alimentação e manutenção da regra da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), atualizada pelo índice de reajuste.

Na reunião realizada nesta quarta-feira (03), representantes  do setor, que é o mais lucrativo do país, disseram, que a remuneração do bancário está acima da média dos trabalhadores brasileiros.

Os executivos, que não apresentaram uma contraproposta para os trabalhadores, é que não têm do que se queixar. A remuneração per capita anual da diretoria executiva dos maiores bancos tem previsão de atingir R$ 8,9 milhões por diretor ou diretora este ano, com crescimento de 11,1% em relação a 2021. O valor que cada um deles recebe é 132 vezes maior do que a remuneração anual da função de escriturário (salário, 13º, férias, tickets, PLR).

A campanha não termina enquanto não resolvermos o reajuste dos trabalhadores, isso inclui salário, reajuste de VA e VR e PLR”, disse Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários.

“Os bancos enriquecem a cada mês, cobrando taxas de juros absurdas dos clientes. Nos últimos 12 meses o rotativo do cartão de crédito subiu 56%, o crédito pessoal não consignado subiu 43% e o cheque especial 26%. As taxas de juros dessas linhas são de 355% ao ano, 83% ao ano e 133% ao ano, respectivamente. O resultado é um aumento no endividamento das famílias, que chegou a 52,6% da renda acumulada em 12 meses e o comprometimento mensal da renda com o serviço da dívida com o setor financeiro chegou a 28% da renda das famílias”,  acrescentou a dirigente.

"Na consulta  realizada com os bancários de todo o país, 92% destacam o aumento real como prioridade, 61% querem reajuste diferenciado no VA e VR e 58% o aumento da PLR", concluiu Ivone.

Dados do setor

De acordo com dados da Consultoria Economática, os bancos foram o setor econômico com maior lucro líquido entre as empresas de capital aberto (com exceção de Vale e Petrobrás) em 2021, com quase o dobro do lucro do segundo setor econômico mais lucrativo que foi o de energia elétrica.

Apenas com tarifas bancárias, os cinco maiores bancos arrecadaram R$ 143,4 bilhões em 2021, o que é suficiente para cobrir 138% do total de despesas de pessoal.

Calendário

A próxima reunião acontece no dia 11/08, discutindo cláusulas econômicas.