Escrito por: Carolina Servio

Sextou com a CUT: a diversidade em cena, no palco e nas galerias

Começa neste sábado (16) a exposição  ‘Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira’, no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, que exalta artistas pretos e suas obras. Também neste fim de semana, em Recife, capital de Pernambuco, a cantora Leci Brandão leva o samba e toda sua diversidade para o palco da Caixa Cultural. E no Rio de Janeiro já é possível conferir a 20ª Mostra do Filme Livre, umas das maiores mostras do cinema independente nacional. Tudo na faixa ou com ingressos por valores camaradas. Veja mais informações:

 

 

São Paulo 
Exposição - Encruzilhadas a arte afro-brasileira 

A partir de 16 de dezembro, São Paulo recebe a exposição ‘Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira’, que exalta artistas pretos e suas obras. Será uma mostra inédita, reunindo uma coletânea com trabalhos de mais de sessenta artistas dos dois últimos séculos, de diferentes regiões do Brasil.

A mostra conta com aproximadamente 150 pinturas, fotografias, esculturas, vídeos e instalações. Além de documentos abordando uma variedade de temáticas, técnicas e descritivos, ocupando os cinco andares do CCBB.

A exposição é um desdobramento do Projeto Afro, em desenvolvimento desde 2016 e lançado em 2020, que hoje reúne cerca de trezentos artistas catalogados na plataforma.

São nomes que abarcam um vasto período da produção artística no Brasil, do século 19 até os contemporâneos nascidos nos anos 2000.

A história da arte do Brasil apaga a presença negra e o artista negro do seu referencial, e a exposição traz outra referência e um novo olhar da arte nacional aos visitantes”.

Quando: De 16 de dezembro a março de 2024
Quanto: Grátis
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil 

 

 

Rio de Janeiro
Cinema - 20ª Mostra do Filme Livre

A Mostra do Filme Livre nasceu em 2002 no CCBB RJ, onde seguiu por 18 anos, até 2019. O atual projeto será a vigésima edição e vai acontecer em diversos espaços na cidade do Rio.

A Mostra do Filme Livre vai ocupar o cinema 2 com sua Cabine Livre, onde serão exibidos alguns dos filmes esteticamente mais provocativos do evento em looping das 14h às 18h e às 18h30, em sessões regulares. A MFL retorna ao CCBB com sua proposta de exibir o melhor e mais potente do atual cinema independente nacional.

Quando: Até 23/12
Quanto: Grátis
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil 

 

 

Recife 
Música - show de Leci Brandão 

Leci Brandão chega ao Recife com o show "Eu sou o Samba" - um passeio por clássicos de sua carreira de mais de cinco décadas. As apresentações acontecem na Caixa Cultural, no Bairro do Recife, de 13 a 16 de dezembro, às 20h. Na lista de canções, estão "Zé do Caroço", "Só quero te namorar", "As coisas que mamãe me ensinou", entre outras. No dia 16, haverá uma palestra gratuita, com distribuição de ingressos uma hora antes, com o jornalista, produtor e crítico musical Rodrigo Faour, às 15h, com o tema "As pioneiras compositoras e o legado de Leci Brandão". A artista completa 80 anos em 2024 e planeja um novo disco reunindo grandes nomes da música brasileira.

Quando: Sexta (15) e sábado (16) às 20h
Quanto: de R$ 15 a 20
Onde: Caixa Cultural Recife