Escrito por: Carolina Servio

Sextou com a CUT em homenagem ao Dia Nacional do Samba

Neste sábado, 2 de dezembro, comemora-se o dia de um dos gêneros musicais mais representativos do Brasil. Confira a seleção de eventos gratuitos pelo país

Reprodução

Neste sábado (2) é o Dia Nacional do Samba, data comemorativa oficial e aprovada como lei estadual do Estado da Guanabara (atual município do Rio de Janeiro), por meio da Lei n° 554, de 27 de julho de 1964. 

O gênero musical é considerado um dos mais representativos da cultura popular brasileira e responsável por ser a base daquilo que chamamos de Música Popular Brasileira (MPB). É no samba também que fincamos raízes na famosa canção brasileira, calcada nos cantos da origem do samba. 

Em comemoração a data, cidades de todo o país terão programação especial. Confira a nossa seleção: 

 

João Pessoa 
Música - Homenagem ao Dia do Samba 

O gênero musical mais representativo da cultura popular brasileira vai tomar conta da Praça do Povo do Espaço Cultural na noite desta sexta-feira, 1º de dezembro. A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba fará concerto em homenagem ao Dia Nacional do Samba, com as participações especiais dos cantores Polyana Resende, Kojak do Banjo, Salete Marrom e Mirandinha.

A noite de celebração começa às 20h30 e a entrada é gratuita, mas quem quiser contribuir com a campanha de arrecadação de alimentos para instituições carentes da capital, pode levar 1kg de alimento não perecível.  

Com regência do maestro Luiz Carlos Durier, regente titular da Orquestra Jovem, o concerto contará também com os músicos Potyzinho Lucena, no cavaquinho; Luís Humberto, no violão 7 cordas, e Alisson Cavalcante e Francisco Neto, na percussão.

Quando: 1/12 (sexta-feira) a partir das 20h30
Quanto: Grátis 
Onde: Praça do Povo/Espaço Cultural 

 

 

Rio de Janeiro 
Música - Dia Nacional do Samba 

No Rio de Janeiro, conhecida também como “capital do samba”, a data será celebrada com ao menos dois grandes eventos marcando a data. Da Central do Brasil, partirá rumo a Oswaldo Cruz, na zona norte, o Trem do Samba, com rodas de samba ocupando os vagões.

No destino final, palcos receberão grandes nomes da música. Já na Cidade do Samba, localizada na zona portuária, começará às 20h a segunda noite de um evento organizado pela Liga Independente das Escolas de Samba, a Liesa, e pela Riotur, com desfiles das escolas de samba do Grupo Especial.

No dia 2, às 15h, um palco na Central do Brasil receberá diversas apresentações. A partir das 18h, três trens sairão com 16 rodas de samba, uma por vagão. O primeiro trem é reservado para as Velhas Guardas das escolas e demais convidados. Meia hora e uma hora depois, saem trens abertos ao público. Para viajar, é necessário doar 1 kg de alimento não perecível.

Perto da estação de Oswaldo Cruz, três palcos estarão montados para receber o público com grandes nomes da música, como o grupo Fundo de Quintal, Leci Brandão e Martinho da Vila.

As rodas de samba, após saírem dos vagões, irão para bares espalhados pelo bairro.

Quando: Sábado (2/12) e domingo (3/12)
Quanto: Grátis 
Onde: Central do Brasil e Cidade do Samba/ Rio de Janeiro - RJ

 

 

Fortaleza
Música - Dia do Samba 

Fortaleza terá programação gratuita em quatro cantos da cidade em homenagem ao samba. A ação faz parte da edição especial do Giro Cultural, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor).

Tudo acontece a partir desta sexta-feira (1º), seguindo até dia 3. Mercado dos Pinhões, Parque Rachel de Queiroz, Centro Cultural Belchior e Espigão do Náutico serão os lugares ativados. 

A agenda inclui show de Marquinhos Lessa, na sexta-feira (1º), às 21h30, no Mercado dos Pinhões. No sábado (2), acontece o show de Paulinho da Mocidade, às 20h30, no Espigão do Náutico. O artista promete ao público uma viagem pela história do samba. 

Por sua vez, no domingo (3), o destaque vai para o show do cantor Dudu Nobre, às 20h, também no Espigão do Náutico, encerrando a programação. 

Quando: Sexa (1/12), sábado (2/12) e domingo (3/12)
Quanto: Grátis
Onde: Mercado dos Pinhões, Parque Rachel de Queiroz, Centro Cultural Belchior e Espigão - Fortaleza, Ceará.