Sextou Com a CUT: rap, rock e choro de primeira na programação do final de semana

Dicas de hoje incluem exposição, cinema e shows em todo o país

Publicado: 11 Agosto, 2023 - 15h52 | Última modificação: 11 Agosto, 2023 - 16h53

Escrito por: Luiz Carvalho

Arte de Edson Rimonato

Difícil dizer exatamente onde um estilo musical nasce, mas, para muitos, o hip hop (movimento cultural que reúne rap, grafite, DJs, MCs e dança de rua) começa com as festas organizadas no início da década de 1970 por afro-americanos que viviam no bairro do Bronx, em Nova York, nos Estados Unidos.

Em 11 de agosto de 1973, uma celebração em um edifício na Avenida Sedgwick, 1.520, organizada pelo DJ Kool Herc e que contou com B-boys, B-girls e MCs, marcou a volta às aulas no país.

O espaço foi reconhecido como o berço do hip hop, a data tornou-se um marco e, por conta disso, nesta sexta-feira (11), o hip hop completaria 50 anos.

Em homenagem ao estilo que segue como uma das principais formas de dar voz às periferias do Brasil, nossa coluna "Sextou com a CUT" também traz dicas de quem quer aprender e ouvir o som. Além de cinemas e exposição.

Se liga aí!

EXPOSIÇÃO

Prazer em conhecer, seo Heitor
Heitor dos Prazeres (1898-1966) foi quase tudo nessa vida. Pintor, cantor e um dos fundadores das primeiras escolas de samba, no Rio de Janeiro, ele ganha uma bela retrospectiva no Centro Cultural Banco do Brasil com a exposição "Heitor dos Prazeres é meu nome", que reúne mais de 200 trabalhos do artista no campo visual, musical, do samba e da moda.

A mostra inicia com a produção do período pós-abolição, fortemente influenciada pela matriz afro-brasileira, e aponta um vanguardista com o olhar a partir da periferia que vai na contramão da arte das elites do país que se voltavam aos valores europeus.

Heitor dos Prazeres é meu nome
até 18 de setembro
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil
(Rua 1º de Março 66 – 1º andar - Centro, Rio de Janeiro)
Funcionamento: Segundas, quartas, quintas, sextas e sábados, das 9h às 21h; domingos, das 9h às 20h.
Quanto: Gratuita (ingressos na bilheteria física ou em bb.com.br/cultura)

Manos e minas de Curitiba
Em nossa primeira dica sobre o dia do hip hop, vamos para Curitiba. Engana-se quem acha que a capital paranaense é terra só de juiz picareta, operações golpistas e frio. A cena cultural é muito rica e também o movimento tem uma história importante a contar na cidade.

Por isso, a cidade celebrará hoje o aniversário do estilo com a instalação, a partir das 19 horas, de um QR Code na calçada da esquina da Rua João Negrão com a Marechal Deodoro, berço do hip hop no estado.

Ao clicar no item é possível acessar um site que oferece informações históricas sobre o local e a trajetória do movimento no Paraná.

Instalação de QR sobre início do movimento Hip Hop no Paraná
hoje, a partir das 19 horas
Onde: esquina da Rua João Negrão com a Rua Marechal Deodoro, 630, Shopping Itália
Quanto: grátis

Átila Alberti (Tribuna do Paraná)Átila Alberti (Tribuna do Paraná)

LITERATURA

Feira literária em Salvador homenageia Mãe Stella

Segue até domingo a Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que acontece no Centro Histórico de Salvador. A sétima edição do encontro que também abre espaço para espaço para gastronomia, fotografia e opções para as crianças, homenageará a escritora e ialorixá Mãe Stella de Oxóssi.

A Flipelô receberá neste ano nomes como o moçambicano Mia Couto e a brasileira vencedora do Jabuti na categoria contos em 2022, Eliana Alves Cruz.

7ª Flipelô
até domingo, dia 13 de agosto
Onde: Rua das Portas do Carmo, Nº 49/51 - Pelourinho – Salvador, BA
Mais informações: https://flipelo.com.br/programacao/

Mãe Stella será homenageada na Flipelô

Poeta maranhense lança livro em São Paulo
O poeta Luís Lima lança sua terceira obra, Quaradouro, nesta sexta-feira, em São Paulo. Neste livro, ele convida o leitor a outras visões especialmente imagéticas, território de encontro entre linguagens da fotografia, de Cláudia Marreiros, e da ilustração, de Cláudio Lima, e proporciona uma experimentação a cada página.

O autor natural do Maranhão já possui 30 anos de serviços dedicados à literatura e o evento na capital paulista acontece na Ria Livraria, na Vila Madalena.

Lançamento de Quaradouro
11 de agosto, a partir das 19 horas
Onde: Ria Livraria - Rua Marinho Falcão, 58 - Sumarezinho, São Paulo - SP (próximo ao Metrô Vila Madalena)
Preço do livro: R$ 50 (disponível na Amei Livraria)

NA TV

Documentário traz história de Dilma e outras presas políticas

O Cine TVT deste sábado exibe o documentário “A torre das donzelas”, neste sábado, às 21h30.

O filme revisita o período em que o Brasil vivia sob uma ditadura militar e se concentra em um grupo de ex-presas políticas mulheres, entre as quais, a ex-presidenta Dilma Rousseff, que dividiram uma cela no Presídio Tiradentes, em São Paulo.

Torre das Donzelas
sábado (12), às 21h30
Onde: Rede TVT (disponível em tvt.org.br ou em uma das emissoras da rede que podem ser consultadas aqui)

MÚSICA

KL Jay, dos Racionais, está em festival com oficina e debates
São Paulo, capital do hip hop, também celebra o aniversário do movimento com encontros imperdíveis.

Dentre muitas atrações, o “Festival Sample – do Clássico ao Original”, que acontece no Centro Cultural São Paulo, a partir deste sábado, vai promover um master classe sobre produção e mixagem de músicas com o DJ KL Jay, dos Racionais MCs, maior grupo de rap do país.

Além dele, eventos com participação e DJ Hum, Kamau e DJ Wil também acontecerão gratuitamente entre os dias 12 e 30 de agosto.

Toda programação você encontra aqui (https://centrocultural.sp.gov.br/projeto-sample-do-classico-ao-original/)

Festival Sample – do Clássico ao Original
de 12 a 30 de agosto
Onde: Centro Cultural São Paulo, Rua Vergueiro, 1000, Paraíso – São Paulo.
Quanto: gratuito.

Bob Welfson - DivulgaçãoBob Welfson - Divulgação
KL Jay apresentará masterclass de DJ no CCSP

Oficina gratuita de violão
Quer ser igual o Luiz Carlini da dica aqui embaixo, mas não sabe por onde começar? Seus problemas se acabaram. A Casa de Cultura de São Miguel Paulista oferece oficinas de violão com o professor Giorgio Passerino.

Os encontros acontecem às quartas e sextas-feiras e são destinados tanto para estudantes iniciantes, quanto intermediários.

Oficina de Violão
Quando:
quartas (18h às 20h) e sextas-feiras (16h às 18h)
Onde: Casa de Cultura de São Miguel Paulista
(Rua Irineu Bonardi, 169 - Vila Pedroso, São Paulo)

Choro do bom no Rio Grande do Norte
Está de passagem pela região Nordeste e quer ouvir música boa? Pois dê uma passada no Rio Grande do Norte onde vai ter choro com o shows K-ximblues e a Roda Choro do Caçuá.

O projeto "Concertos Potiguares", no Parque da Cidade, recebe o músico Chico Bethoven para homenagear Sebastião de Barros, o K-Ximbinho (1917-1980) clarinetista, arranjador, compositor e maestro brasileiro.

Já o show "K-Ximblues" é uma leitura da obra  de K-ximbinho, em ritmo de jazz e blues. O título do show foi utilizado por Paulo Moura (1932-2010), clarinetista e saxofonista brasileiro numa gravação realizada no Rio de Janeiro, em maio de 1999.

No domingo, o “O Som da Mata “ recebe a roda de chorões "Choro do Caçuá", projeto de rua, criado em março de 2018 pelos multinstrumentistas Carlos Zens e Fernandinho Regis.

Choro do bom no Rio Grande do Norte
Está de passagem pela região Nordeste e quer ouvir música boa? Pois dê uma passada em Natal.

O projeto "Concertos Potiguares", desse sábado, que acontece no Parque da Cidade, recebe o músico Chico Bethoven para homenagear Sebastião de Barros, K-Ximbinho (1917-1980) clarinetista, arranjador, compositor e maestro brasileiro.

O show "K-Ximblues" é uma leitura da obra  de K-ximbinho, em ritmo de jazz e blues. O título do show foi utilizado por Paulo Moura (1932-2010), clarinetista e saxofonista brasileiro numa gravação realizada no RJ, em maio de 1999.

No domingo, o projeto “O Som da Mata” recebe no palco do Anfiteatro Pau-Brasil - Parque das Dunas, a roda de chorões "Choro do Caçuá", projeto de rua, criado em março de 2018 pelos multi-instrumentistas Carlos Zens e Fernandinho Regis.

A roda do Choro do Caçuá acontece aos sábados, na Praça Padre. João Maria, Centro Histórico de Natal. O EP do grupo "O Choro Vive no Caçuá" está disponível nas plataformas e redes, além do vídeo mosaico pela Lei  Aldir Blanc. Acesso gratuito com pagamento da taxa do parque, R$ 1.

Concertos Potiguares convida Chico Bethoven
Onde: Parque da Cidade
(Avenidade Omar O' Grady, s/n, Pitimbu – Cidade Satélite – Natal)
Quando: sábado, às 16h

Som da Mata com Choro do Caçuá
Onde: Anfiteatro Pau-Brasil, no Parque das Dunas
(Rua da Torre, Tirol – Natal)
Quando: sábado, às 16h30
Quanto: R$ 1 para entrar no Parque das Dunas - o evento é gratuito

Tiago LimaTiago Lima

CINEMA

Salve, Mestre Môa
Em outubro de 2018, o mestre de capoeira Romualdo Rosário da Costa, o Mestre Môa, foi assassinado com 12 facadas por Paulo Sérgio Ferreira de Santana por dizer que era contra o ex-presidente inelegível Jair Bolsonaro (PL). Porém, a obra e o legado cultural seguem vivos país afora.

Môa, Raiz Afro Mãe
de 3 a 9 de agosto
Onde: Saladearte CineMAM, no Museu de Arte Moderna de Salvador, às 19:25 (diariamente) e 12h (domingo);
Saladearte Cinema do Museu, no Museu Geológico da Bahia, em Salvador, às 17h (sábado, domingo, segunda e quarta);
Cine Glauber Rocha, em Salvador, às 17h (exceto segunda-feira)

Homenagem a Carlini
Um dos maiores guitarristas da história do rock no Brasil, Luiz Carlini, tem sua história contada em “Luiz Carlini – Guitarrista de Rock”.

A obra lançada em 3 de agosto conta a trajetória do músico que é conhecido pelo solo em “Ovelha Negra”, clássico de Rita Lee, mas também tocou com Erasmo Carlos, Camisa de Vênus e outros gigantes do rock no país.

O filme está em cartaz nas cidades de São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Palmas e Manaus.

Luiz Carlini – Guitarrista de Rock
em cartaz
Onde: São Paulo – Espaço Itaú de Cinema Pompéia)
Salvador – Circuito Sala de Arte (Cineman)
Belo Horizonte – Una Cine Belas Artes
Palmas – Cine Cultura – Fundação Cultural de Palmas
Manaus – Centro Cultural Casarão de Ideias

GASTRONOMIA

Feira Esquerda Livre completa primeiro aniversário

Neste sábado, a 15ª edição da Feira Esquerda Livre faz um ano desde a primeira edição e promove um encontro de cultura, arte, comida boa e ótimos bate-papos entre pessoas que não acreditam em terra plana.

O evento acontece em parceria com Armazém do Campo, iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Aniversário da Feira Esquerda Livre
12 de agosto (sábado), das 11 horas às 19 horas
Onde: Galpão da Alameda Eduardo Prado, 474 – Campos Elíseos (em frente ao Armazém do Campo do MST)
Quanto: Entrada gratuita