Sextou com a CUT traz dicas para prender a atenção de todo mundo

Cinema, música e aquela tradicional indicação de música da nossa redação

Publicado: 18 Agosto, 2023 - 14h11 | Última modificação: 18 Agosto, 2023 - 14h40

Escrito por: Luiz Carvalho | Editado por: Rosely Rocha

Arte de Edson Rimonato

Perdão pelo trocadilho infame, mas se você também aguarda a prisão do inelegível há tanto tempo como nós sabe que é quase inevitável comemorar e para ajudar na descontração, o que não falta é diversão, arte e cultura. Porque, afinal, a vida não é fácil.

No dia em que preparamos a pipoca para receber a notícia do encarceramento de um negacionista, responsável pela morte de 700 mil pessoas que deixaram dor e sofrimento aos seus familiares e amigos durante a pandemia de Covid-19, também soubemos do assassinato de mais uma liderança negra no país. Líder quilombola e Ialorixá, mãe Bernadete, como era conhecida, foi morta a tiros dentro de sua própria casa.

Mas aprendemos na vida sindical que cada perda é também uma razão para continuarmos a resistir e honrar a memória daqueles que nos deixaram a herança de defender incansavelmente um mundo em não precisemos começar um dia com uma nota de pesar.

Que o rapper Thiago El Niño, uma das dicas culturais desta semana, nos inspire com seus versos: “Oke, oke, Caboclo / Dá força pra nós trabalhar / Que nossa fé seja semente pra fruto bom não faltar / Porque nós não vamos falhar, nós, o que é do povo preto / E na bandeja, a cabeça de quem faltar com o respeito.”

Mãe Bernadete, presente!

FESTIVAL

CUT-SP promove 1º Festival de Cultura e Artes na capital
Como parte das celebrações pelos 40 anos que a CUT completa em 2023, a CUT-SP resolveu organizar um encontro para reunir música, gastronomia, literatura, artesanato e vários debates sobre a importância e o papel da cultura na transformação de uma sociedade.

O 1° Festival CUT-SP de Culturas e Artes acontece neste sábado (19) na Nave Coletiva do Mídia Ninja, na Rua José Bento, 106, no Cambuci, zona sul de São Paulo, com entra gratuita. A programação completa você acessa aqui.

1° Festival CUT-SP de Culturas e Artes
Quando:
19 de agosto, das 10 horas às 22 horas
Onde: Nave Coletiva do Mídia Ninja
Rua José Bento, 106 – Cambuci – São Paulo

Divulgação CUT-SPDivulgação CUT-SP

BH tem final de semana de Virada Cultural
O final de semana vai ser de música, teatro, arte cênica, literatura, gastronomia e muito mais na Vira Cultura que a capital mineira preparou neste final de semana.

Serão 24 horas de programação entre os dias 19 e 20 de agosto com 240 atrações gratuitas com nomes com a cantora Gaby Amarantos e a banda Titãs, que vão tocar na Praça da Estação no sábado e domingo, respectivamente.

Virada Cultural em Belo Horizonte
Quando: 19 e 20 de agosto
Quanto: Grátis
Onde: Acesse aqui informações sobre onde os artistas se apresentarão

CINEMA

Documentário sobre Eris Colors traz periferia para as telas do cinema
Parte da Sessão ABC, evento promovido pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), o filme documental ‘Eris Colors: a arte que transcende limites”, acompanha o fotógrafo e seu trabalho compromissado em retratar a periferia paulistana para lançar luz às pessoas marginalizadas e apontar o resultado do racismo estrutural.

Para além de contar a história do artista, a obra mostra como a arte é capaz de transformar vidas a partir de olhares longe das grandes produções em massa.

Após a exibição haverá debate com o diretor Gabriel Martins, o diretor de fotografia Leonardo Feliciano, a diretora de arte Rimenna Procópio e o montador Thiago Ricarte.

Eris Colors: a arte que transcende limites
Quando: 19 de agosto, às 20 horas
Onde: Cinemateca Brasileira – Sala Grande Otelo
Largo Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana

TEATRO

Peça no Rio retrata esquizofrenia com delicadeza
Com leveza e bom humor, "O homem que engoliu um chip", em cartaz no Rio de Janeiro até o final do mês, é um monólogo do ator Manoel Madeira baseado no romance “Todos os cachorros são azuis”.

A obra na qual se baseia o espetáculo de uma hora é um livro auto ficcional do poeta, escritor e artista plástico Rodrigo de Souza Leão narra o cotidiano de um período de internação de maneira divertida.

O homem que engoliu um chip
Quando: Até 30 de agosto
Terças e quartas-feiras, às 19 horas
Onde: Casa de Cultura Laura Alvim / Espaço Rogério Cardoso
Avenida Vieira Souto, 176 – Ipanema – Rio de Janeiro
Quanto: R$ 40
Link para compra
: https://funarj.eleventickets.com/

DivulgaçãoDivulgação

MÚSICA

São Paulo segue com celebração dos 50 anos do hip-hop

A coluna da semana passada já trouxe dicas para comemorar os 50 anos do hip-hop e hoje tem mais festa. No sábado e domingo, nomes pesados como Djonga, MV Bill, Negra Li e Thaíde vão tocar gratuitamente na capital paulistas.

Os palcos ficarão no Viaduto do Chá, Vale do Anhangabaú e Pátio São Bento, no centro da capital paulista.

Confira a programação:

Sábado
Palco Viaduto do Chá
12h – BK'
14h – Trilha Sonora do Gueto
16h – Afro-X
18h – Eduardo Taddeo
20h – Pharoahe Monch (EUA)

Palco Vale Anhangabaú

16h – DJ Kalfani
17h – DJ Hum e Expresso do Groove

ESPORTE

Times da várzea paulistana se reúnem para combater a fome
Neste domingo, times de várzea da cidade de São Paulo vão se reunir para o Festival Futebol Contra a Fome. As partidas acontecem a partir das 11 horas e a entrada é um quilo de alimento não perecível.

Todos os alimentos arrecadados serão doados para as cozinhas solidárias dos Agentes Populares de Alimentação.

Além de futebol, o Centro Esportivo Raul Tabajara também terá música e bebida.

Festival Futebol Contra a Fome
Quando: 20 de agosto, a partir das 11 horas
Onde: Clube Municipal Raul Tabajara
Rua Anhanguera, 484 - Barra Funda – São Paulo
Quanto: 1 quilo de alimento não perecível

Divulgação Divulgação

DICA DA REDAÇÃO

A todos os filhos de um Deus que dança
Em 2016, o rapper, pedagogo e educador popular, Thiago El Niño, lançou o EP “Filhos de um Deus que dança”. A terceira faixa, ‘Diáspora”, fala sobre as raízes do povo negro e da relação com os ancestrais.

Fechamos o Sextou com a CUT ao som dos versos que dedicamos à mãe Bernadete. Bom final de semana.