Sextou com a CUT traz festas de aniversário da Central em São Paulo e Brasília

Shows, poesia, grafite e mais um monte de outras dicas para curtir o final de semana

Publicado: 25 Agosto, 2023 - 14h18 | Última modificação: 25 Agosto, 2023 - 15h18

Escrito por: Luiz Carvalho | Editado por: Rosely Rocha

Arte de Edson Rimonato

Como diz aquele manjado slogan de lojas de magazine, a CUT faz aniversário e quem ganha o presente é você. Mas aqui é de verdade.

Neste final de semana, damos o pontapé nas comemorações nacionais de 40 anos da maior central sindical do país e da América Latina com shows na Praia Grande, litoral Sul de São Paulo, que terão como grande atração uma das maiores bandas de rock do país, o Ira!

No Distrito Federal também tem festa e vem muito mais por aí.

Teatro, cinema, festivais, o Sextou com a CUT  não vai deixar ninguém em casa.

ANIVERSÁRIO DA CUT

CUT chega aos 40 com IRA!
O esquenta para as celebrações nacionais dos 40 anos da CUT, fundada em 28 de agosto de 1983, começa neste sábado, na Praia Grande, litoral Sul de São Paulo. A celebração começa às 17h e além de feira de artesanato, food truck, oficinas de grafitti em camisetas, sacolas e latinhas, haverá shows de Os D´Jorge, da bateria da Unidos do Peruche e da banda Ira!, que encerra o dia.

Tudo na faixa, como presente à luta da classe trabalhadora ao longo de quatro décadas.

Festa de comemoração dos 40 anos da CUT
Quando: 26 de agosto (sábado), a partir das 17h
Onde: Avenida do Sindicato, 523 – Praia Grande (SP), em frente à Colônia de Férias do Sinergia
Programação: Feira de artesanato, food trucks, oficinas de técnicas de grafitti em camisetas, sacolas e latinhas, slam (batalhas) de poesias aberta ao público
 Shows a partir das 18h:
- Show do grupo Os D’Jorge (samba)
- Apresentação da bateria e passistas da escola de samba Unidos do Peruche
- Show de Encerramento do grupo IRA!

No DF também tem festa
Também na Capital Federal a CUT celebra seu aniversário com gastronomia e muita cultura. A festa será  no Centro Comercial Boulevard, que ninguém conhece por esse nome, mas sim por Conic, onde fica a sede da CUT-DF, e reconhecido como um ponto de referência cultural na cidade.

Por lá, além de comidas e bebidas, o público também assistirá a apresentações de René Bomfim, Marcelo Café e Tropicaos, tudo gratuito.

Festa de comemoração dos 40 anos da CUT no Distrito Federal
Quando: 25 de agosto (sexta-feira), a partir das 17h
Onde: Conic (Asa Sul Edifício Venâncio IV-V – DF)
Programação: Comidas, bebidas e shows com René Bomfim, Marcelo Café e Tropicaos

LITERATURA

CONTRAF lança concurso de crônicas sobre os 40 anos da CUT
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) lança na próxima segunda-feira (28) o Concurso de Crônicas CUT 40 anos. Para participar é preciso ser dirigente, funcionário ou jornalista de entidade sindical parceira da entidade e enviar relatos que tenham pertinência com a trajetória da Central.

O objetivo é contar a história de lutas da classe trabalhadora por meio do olhar pessoas daqueles e daquelas que a construíram.

Outras regra para participar é a de que as crônicas autorais não podem ter sido premiadas ou publicadas em qualquer meio de comunicação. O prazo para inscrição é até o dia 20 de setembro.

O vencedor leva um e-book e um voucher de R$ 400. O segundo e o terceiro colocados ganharão um voucher de R$ 300.

Mais informações você acessa aqui.

Concurso de Crônicas da Contraf CUT 40 anos
Quando: 28 de agosto a 20 de setembro
Onde: Inscrições pelo e-mail: cultura@contrafcut.org.br

Bahia comemora Jorge Amado com distribuição de livros
Quem estiver de passagem pela Bahia nesta sexta, às 18h, e passar pelo Largo de Santana, no Rio Vermelho, em Salvador, terá o prazer de receber obras, algumas delas de Jorge Amado, como parte das comemorações de aniversário do escritor baiano.

A iniciativa é da Associação Cultural Beneficente Monsenhor Amilcar Marques (ACBMAM), gestora da antiga igrejinha de Santana, e ocorre a partir da arrecadação de doações entre os associados.

Distribuição de livros em homenagem a Jorge Amado
Quando:
Sexta-feira (25) – 18h
Onde:
Largo de Santana – Rio Vermelho – Salvador – Bahia
Quanto:
Grátis

Arquivo NacionalArquivo Nacional
Jorge Amado é homenageado na Bahia

SHOW

Banda Black Rio se reúne com Tássia Reis e Carlos Dafé
Na estrada há 46 anos, a Banda Black Rio recebe a cantora Tássia Reis e o cantor Carlos Dafé para fazer todo mundo dançar no SESC Itaquera. O show prepara o caminho para o lançamento de um novo álbum do grupo previsto para 2024.

Banda Black Rio com Tássia Reis e Carlos Dafé
Quando: Domingo (27) e segunda-feira (28) – 15h
Onde: Sesc Itaquera – Palco da Orquestra (Avenida Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera, São Paulo)

TEATRO

Peça retrata a importância do brincar
Baseada em obra homônima de Michel Ende, autor de “A História sem Fim”, “Momo e o Senhor do Tempo” fala sobre o tempo e o prazer de brincar, que é desaprendido e reaprendido no decorrer da vida. Na obra, Seres Cinzas aparecem e começam a comprar o tempo das pessoas e a trocá-lo por moedas. Com a ajuda de seus amigos, Momo embarca numa aventura para devolver o tempo a seus verdadeiros donos.

Momo e o Senhor do Tempo
Quando: Sábado (26) – 14h e 16h
Onde: Centro Cultural Diadema – Teatro Clara Nunes (Rua Graciosa, 300 – Centro – Diadema)

Divulgação Divulgação

FESTIVAL

Encontro Estéticas das Periferias homenageia hip hop com 80 atrações
A 13ª edição do Encontro Estéticas das Periferias apresenta até o dia 27 de agosto, em 25 territórios da região metropolitana de São Paulo, atrações que celebraram os 50 anos da criação do Hip Hop e 40 anos de sua chegada ao Brasil.

As atividades reunirão mais de 3 mil artistas e farão alusão aos quatro elementos do movimento cultural – MCs, DJs, Grafitti e Dança. As apresentações reunirão desde o dançarino e ativista Nelson Triunfo à rapper Linn da Quebrada.

13º Encontro Estéticas das Periferias
Quando: Até domingo (27)
Programação: Conheça a grade completa de atrações aqui.

DivulgaçãoDivulgação