Escrito por: Carolina Servio
No último fim de semana de janeiro, sextou dá dicas para passear, manifestar, conhecer outras culturas e povos, cantar e dançar
Nem só de bloco de rua e ensaio de escola de samba vive o brasileiro no pré-carnaval. No sextou do último fim de semana de janeiro, trazemos dicas para quem quer cantar e dançar, conhecer a cultura de outros povos, e também e por que não, se manifestar. No domingo, 28, Brasília recebe a primeira edição da Marsha Trans do Brasil. A mobilização reforça a luta por direitos e celebra os 20 anos do Dia da Visibilidade Trans no Brasil. Confira:
São Luís - MA
Exposição - 'Maranhão: Terra Indígena'
A exposição apresenta os povos indígenas do Maranhão por meio de suas culturas materiais tradicionais, cosmovisões, territórios e línguas.
A mostra aborda os rituais, mitos e heranças orais ligados à produção exposta, bem como aspectos da vida cotidiana dos povos originários Awa Guajá, Canela Rankokamekrá, Canela Apanyekrá, Gavião Kykatejê, Gavião Pykopjê, Ka'apor, Guajajara Tenentehar, Tupinambá, Krikati, Tembé, Krepun Katejê, Akroá Gamella, Kreniê, Tremembé, Apapuru Muypurá e Warao.
Quando: até fevereiro de 2024, de 10h às 19h
Quanto: Grátis
Onde: Centro Cultural Vale Maranhão - Centro, São Luís
Brasília - DF
Manifestação - Primeira Marsha Trans do Brasil
Neste domingo (28), Brasília recebe a Marsha Trans Brasil. Em sua primeira edição, a mobilização reforça a luta por direitos e celebra os 20 anos do Dia da Visibilidade Trans no Brasil.
A Marsha, grafada desta forma em homenagem à referência trans global Marsha P. Johnson, reúne pessoas trans e travestis, a comunidade LGBTQIA+, além de pessoas aliadas. A concentração começa às 13h, em frente ao Congresso Nacional e segue em cortejo até o Museu Nacional da República.
Quando: Domingo, a partir das 13h
Quanto: Grátis
Onde: Concentração em frente ao Congresso Nacional para o cortejo que segue até o Museu Nacional
Vitória - ES
Música - Arena de Verão
Fim de semana de muita festa na Praia de Camburi, em Vitória, no Espírito Santo. A segunda edição da Arena de Verão traz shows de graça para os capixabas. Desta sexta-feira (26) a domingo (28) quem sobre ao palco é Xande de Pilares, Xumbrega & Amigos e várias escolas de samba. A Arena de Verão 2024 está localizada na altura do antigo hotel Aruan, entre os quiosques 4 e 5 da Praia de Camburi.
Quando: Sexta (26), sábado (27) e domingo (28)
Quanto: Grátis
Onde: Praia de Camburi, Vitória