Escrito por: Redação CUT

Sigilo de 100 anos às visitas à Michelle Bolsonaro é quebrado e lista é divulgada

Ex primeira-dama se encontrou várias vezes com estilista, cabelereira e pastor de igreja Batista. Lista é a primeira a ser divulgada após determinação da quebra dos sigilos de 100 anos impostos por Bolsonaro

Isac Nóbrega/PR

O Governo Federal já deu início ao cumprimento de um dos compromissos firmados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda durante a campanha, de respeitar a Lei de Acesso à Informação e quebrar o sigilo de 100 anos imposto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro a vários assuntos de interesse público.

Ao todo foram 65 casos como o processo das rachadinhas do senador Flávio Bolsonaro (RJ), a prisão do ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho, aliado do clã Bolsonaro, o cartão de vacinação, os gastos do cartão corporativo e até mesmo as visitas recebidas por Michelle Bolsonaro enquanto primeira-dama. E foi este o primeiro sigilo divulgado, após a determinação de Lula à Controladoria Gerald a União (CGU) para que analisasse todos os sigilos em um prazo de 30 dias.

Os dados obtidos pelo Estadão dão conta de que Michelle teve um total de 565 visitas durante os anos de 2021 e 2022, na gestão de Bolsonaro . A lista inclui pastores, uma estilista, uma cabelereira, entre outras.

A presença mais constante no Palácio do Planalto foi a diretora de Acessibilidade e Apoio a Pessoas com Deficiência do Ministério da Educação, Nídia Limeira de Sá, que se encontrou com Michelle 51 vezes.

Segundo na lista, o pastor da Igreja Batista Atitude em Brasília, Claudir Machado. Ele esteve 31 vezes no Palácio da Alvorada. Após a ida do casal Bolsonaro para os EUA, no dia 30 de dezembro, antes do término do mandato, o pastor Machado publicou foto nas redes sociais com Michelle e a esposa, Elisabete Machado.

"Querida @michellebolsonaro queremos deixar registrado o nosso profundo carinho, respeito e admiração por você que é serva de Deus forte e tão dedicada. Em nome de todos os brasileiros que amam a Deus, família e pátria nós te agradecemos. Você sempre será nossa Primeira Dama. Te amamos demais", escreveu o casal.

A cabeleireira de Michelle, Juliene Cunha também aparece como frequentadora assídua, Ela visitou a ex primeira-dama 24 vezes, o representa uma média de duas por mês no ano passado.

Cynara Boechat, que se apresenta como estilista de celebridades também esteve no Alvorada cindo vezes.

O sigilo sobre os nomes dos visitantes da ex-primeira-dama haviam sido determinado pelo Gabinete de Segurança Institucional sob a alegação que tais dados se tratavam de informações veiculadas à esfera privada e que deveriam estar protegidas.