• Kwai
MENU

Sindicalistas da CUT são reeleitos para o Conselho de Administração da Vale

Wagner e André se alternarão na titularidade da cadeira de conselheiro durante os dois anos de mandato

Publicado: 18 Fevereiro, 2025 - 16h10

Escrito por: Redação CUT

Reprodução
notice

O presidente do Sindicato dos Ferroviários do Espírito Santo e Minas Gerais (Sindfer ES/MG), Wagner Xavier, juntamente com o seu companheiro da “Chapa 10 – União das Categorias”, André Viana, presidente do Sindicato Metabase de Itabira (MG), foram reeleitos como representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Vale, na última sexta-feira (14).

As duas entidades sindicais são filiadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT). Tanto Wagner e André se alternarão na titularidade da cadeira de conselheiro durante os dois anos de mandato, garantindo participação equitativa nas reuniões mensais regulares do colegiado.

Os dirigentes foram reeleitos com 7.777 votos de trabalhadores e trabalhadoras das unidades da Vale em todo o país. A votação foi considerada um recorde de participação na história das disputas para a cadeira de conselheiro representante dos empregados da mineradora. A indicação dos nomes de Wagner e André foi resultado de um consenso entre os principais sindicatos que atuam na mineradora para o fortalecimento da unidade interna do movimento sindical que atua na empresa.

O Conselho de Administração da Vale é o órgão máximo da empresa, responsável por orientar suas estratégias, definir políticas e diretrizes, e supervisionar a gestão. Composto por 13 membros, o colegiado inclui representantes dos trabalhadores, dos acionistas majoritários, minoritários e independentes.

“Uma das prioridades é lutar por maiores investimentos em saúde e segurança. O objetivo é garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável, reduzindo riscos e prevenindo acidentes. A vida e a integridade física dos trabalhadores devem ser prioridade absoluta", afirma Wagner.

Para André Viana, outro ponto crucial da gestão é buscar a reparação de direitos sonegados, como insalubridade e periculosidade, para trabalhadores das minas, ferrovias, portos e pelotização.

"É preciso corrigir injustiças históricas e garantir que todos recebam o que lhes é devido", ressalta o dirigente.

Perfil

Wagner, de 42 anos, tem 22 anos de experiência como empregado da Vale. Ele concorreu às eleições do Sindfer ES/MG em outubro de 2019 e assumiu a presidência da entidade em janeiro de 2020, sendo reeleito em 2023. A direção do Sindfer representa 8,5 mil trabalhadores e trabalhadoras da Vale em sua base. Eleito conselheiro em 2023, Wagner atualmente integra o comitê executivo de Sustentabilidade da Vale.

Já André Viana, de 39 anos, também possui 20 anos de experiência na Vale. Ele concorreu às eleições do Metabase Itabira e assumiu a presidência da entidade em 2018, sendo reeleito em 2022. Lidera, junto ao Metabase Itabira, cerca de 5 mil trabalhadores e trabalhadoras da Vale em sua base. Assim como Wagner, André foi eleito para o Conselho em 2023 e atualmente integra o comitê executivo de Sustentabilidade da Vale.