Escrito por: SNA
Refeitório da DNATA, que presta serviços para Latam, Gol e Azul no aeroporto de Natal tem goteiras, local onde ficam armários e banheiros é sujo e trabalhadores são impedidos até de beber água, denunciou o SNA
A direção do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) denunciou a empresa DNATA, terceirizada que presta serviços para as companhias aéreas Latam, Gol e Azul no aeroporto de Natal (RN), por causa das más condições no ambiente de trabalho, desrespeito aos direitos trabalhistas e assédio moral.
De acordo com a denúncia, protocolada no Ministério Público do Trabalho (MPT), há grande concentração de sujeira nos ambientes aonde ficam armários e banheiros e, o local onde aonde são realizadas as refeições, que é muito pequeno e não tem sequer um micro-ondas para esquentar a comida, tem várias goteiras. Para piorar a situação, a empresa impede os aeroviários até de beber água.
A denúncia foi apresentada nesta quarta-feira (8), após os trabalhadores e trabalhadoras revelarem as graves irregularidades cometidas pela prestadora de serviços auxiliares.
Além das precárias condições no ambiente de trabalho, os aeroviários da DNATA denunciaram desrespeito aos direitos trabalhistas, assédio moral e equipe menor do que o necessário para realizar todas as tarefas.
Confira as denúncias:
– As férias são avisadas, muitas vezes, apenas dois ou três dias antes de se iniciarem, impossibilitando os trabalhadores de se programarem.
– Reuniões com as gestões são intimidadoras, resultando quase sempre em assédio moral;
– A gerência proíbe profissionais da rampa de beberem água durante o atendimento de voos. Considerando que, geralmente, não há tempo de descanso entre o suporte a uma aeronave e outra, trabalhadores ficam impossibilitados de se hidratarem na pista.
– Trabalhadores com carga horária de três e quatro horas diárias são obrigados a fazer hora extra de até duas horas, sem direito a intervalo.
- Os que atuam com jornada de seis, com frequência também não conseguem uma pausa durante as atividades.
– Trabalhadores não recebem a remuneração dos domingos e feriados, conforme estabelecido pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria;
– Não há profissionais suficientes nas operações de aeronaves. O trabalho que deveria ser realizado por duas ou três pessoas, é feito por um único aeroviário.
A DNATA é contratada pelas companhias aéreas Latam, Gol a Azul, co-responsabilizadas pela política adotada por essa prestadora de serviços com seus funcionários.
Em nota, a direção do SNA lamenta que empresas bem posicionadas no mercado insistam em terceirizar suas atividades para esse tipo de gestão.
A denúncia no MPT foi realizada pelo advogado Glaydson Soares, responsável pela assessoria jurídica do SNA no Aeroporto de Natal. Ele informa que, em breve, a DNATA pode ser intimada a prestar esclarecimentos.