Escrito por: Redação RBA
Após decisão judicial, empresa deverá restabelecer recolhimento da contribuição dos trabalhadores na folha de pagamento, e não por boleto como quer o governo federal
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC) conseguiu na Justiça que uma empresa restabeleça o desconto da contribuição sindical na folha de pagamento, contrariando a Medida Provisória (MP) nº 873 que trata de alterações nos critérios de cobrança sindical, impondo o recolhimento por boleto.
A MP, editada pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL) na sexta-feira do Carnaval deste ano, dois meses após tomar posse, é considerada uma manobra para sufocar o trabalho das entidades, como avalia o advogado trabalhista Thiago Barison ao repórter André Gianocari, do Seu Jornal, da TVT. "Ela (MP) é repleta de inconsistências jurídicas e contradições com os objetivos democráticos da Constituição de 1988", diz o advogado.
Na decisão a favor do Sindicato dos Metalúrgicos, a Justiça determinou ainda que a empresa pague os descontos dos trabalhadores dos últimos dois meses.
Assista à reportagem: