Escrito por: Redação CUT
Ônibus devem voltar a circular por São Paulo ainda hoje, após TRT considerar a greve abusiva. Motoristas conquistam 100% nas horas extras
O presidente do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotoristas) disse que a entidade acatou a decisão da Justiça para pôr fim à greve de ônibus na capital de São Paulo. Em entrevista à Rede Bandeirantes, Valdevan Noventa, afirmou que os ônibus devem voltar a circular em São Paulo ainda nesta quarta-feira (29).
A maioria dos desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) julgou a greve abusiva. A audiência ocorreu nesta tarde e definiu a aplicação de uma multa de R$ 100 mil, referente a dois dias de paralisação (14 e 29 de junho). O reajuste salarial de 12,47% foi autorizado, e os trabalhadores devem voltar ao trabalho imediatamente. O tribunal também aprovou o desconto de um dia pela paralisação desta quarta.
Segundo o sindicato, o TRT, concedeu uma das reivindicações da categoria, de pagamento de 100% sobre a hora extra. Os motoristas exigiam ainda o horário de almoço remunerado, a participação nos lucros (PLR), adequação de nomenclaturas e plano de carreiras do setor de manutenção, entre outros.
O Ministério Público do Trabalho também classificou a greve de motoristas e cobradores como ilegal. Na avaliação da procuradora Egle Rezek, o sindicato não respeitou o prazo de 72 horas de aviso prévio antes de iniciar a paralisação.
O Sindmotoristas anunciou uma paralisação de 24 horas, na terça-feira (28), mesmo após ter conquistado reajuste salarial e do ticket-refeição de 12,47% retroativo à data-base, 1º de maio, após a greve do último dia 14 deste mês, que durou 15 horas.
Com informações do G1 e Bandeirantes