Sindicato fecha acordo e categoria encerra greve na Companhia de Saneamento do PA
Categoria aprovou proposta de acordo que prevê reajuste de 7,59% nos salários e 5% de reajuste no tíquete-alimentação referentes a data-base de 2021, cujo ACT foi descumprido pela direção da Cosanpa
Publicado: 29 Março, 2022 - 12h15 | Última modificação: 29 Março, 2022 - 12h19
Escrito por: Eliete Ramos, do Stiupa | Editado por: Marize Muniz
Depois de 20 dias de greve, os trabalhadores e as trabalhadoras da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) encerraram a mobilização por pagamento de direitos conquistados e negados pela empresa, e voltaram aos seus postos nesta terça-feira (29).
A categoria aprovou, em assembleia realizada nesta segunda-feira (28), proposta de acordo que prevê reajuste de 7,59% nos salários e 5% de reajuste no tíquete-alimentação referentes a data-base de 2021, cujo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) foi descumprido pela direção da Cosanpa.
De acordo com a direção do Sindicato dos Urbanitários do Pará (StiuPA), que negociou o acordo com representantes da Casa Civil do governo de Helder Barbalho (MDB), os termos acertados são os seguintes:
. os percentuais de reajuste nos salários e nos tíquetes passam a incidir nos salários e tickets a partir de abril;
. as parcelas referentes aos valores retroativos voltarão a ser negociadas em maio, juntamente com a discussão da data-base 2022;
. em relação aos dias parados, ficou definido que os finais de semana, ou seja, sábado e domingo, serão abonados, restando 14 dias úteis. Desses, os trabalhadores e trabalhadoras irão compensar 50%, isto é, sete dias, conforme a necessidade de cada setor da empresa.
. Também foi acertado que não haverá qualquer forma de punição aos grevistas pelo exercício do direito de greve.