Sindipetro-BA assinará Acordo de Trabalho com RCS após conquista de 10% de reajuste

O sindicato cutista também garantiu 22% de reajuste nos tickets alimentação e refeição

Publicado: 15 Março, 2024 - 14h58 | Última modificação: 15 Março, 2024 - 15h43

Escrito por: Carol de Athayde / Sindipetro-BA

Sindipetro-BA

A última proposta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025 aprovada pelos trabalhadores da RCS, empresa que presta serviço à Petrobrás, 3R Petroleum e PetroRecôncavo, na Bahia e em outros estados, é um exemplo do que é possível conquistar através da luta.

Após rejeição das primeiras propostas da empresa, os trabalhadores aprovaram em assembleia nesta sexta-feira (15), a terceira proposta da RCS por apresentar avanços significativos, após pressão da categoria e sindicato.

Com data base no mês de março, eles conquistaram um reajuste salarial de 10%, mais do que o dobro da inflação acumulada no período de 1º de março de 2023 a fevereiro de 2024, que foi de 4,5% de acordo com o IPCA/IBGE.

Outras grandes e importantes conquistas foram os reajustes nos tickets alimentação e refeição que foram de 22% e no ticket de café da manhã que foi de 25%.

“Talvez este tenha sido um dos maiores reajustes do país, não só no salário como nos tickets alimentação, refeição e de café da manhã, do ponto de vista percentual em relação à inflação acumulada, uma grande conquista e melhoria para os trabalhadores”, ponderam os diretores do Sindipetro-BA, Radiovaldo Costa e Matos Júnior, que acompanharam o processo de negociação.

Além disso, a empresa se comprometeu a atender uma reivindicação do Sindipetro, que é estudar uma melhoria especifica para o salário dos soldadores, de acordo com a complexidade da solda. Esse estudo será apresentado pela RCS em no máximo 45 dias após a assinatura do ACT. Essa é mais uma medida que visa valorizar os soldadores que atuam na empresa.

Atuação crescente

O ramo de petróleo passa por um acelerado processo de mudança, com o aumento do número de empresas tanto prestadoras de serviço como as do setor privado de petróleo. Neste contexto, o Sindipetro Bahia é a entidade sindical que tem a maior atuação no país dentro desse segmento da categoria petroleira. Isso desde a década de 1970, com maior intensificação nos anos 2000.

O Sindipetro-BA vem se destacando ao garantir melhorias e melhores condições de trabalho para os trabalhadores deste campo como a conquista do pano de saúde para dependentes nos contratos de prestação de serviço para a Petrobrás e valorização salarial de até 130% prevista em edital de licitação como é o caso dos contratos de Campo e Estação da estatal.

Conquistas (retroativas a 1º de março)

• 10% de reajuste salarial
• 22% de reajuste no ticket alimentação