Sindipetro ES inicia caravana pelo estado contra as privatizações da Petrobras
Caravana dos Petroleiros vai rodar estado para dialogar com o povo sobre prejuízos das privatizações e da redução dos investimentos da empresa no estado. Ação terá também venda de combustíveis a preços justos
Publicado: 07 Abril, 2022 - 09h12 | Última modificação: 07 Abril, 2022 - 10h26
Escrito por: Redação CUT | Editado por: Marize Muniz
A direção do Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro/ES) inicia esta semana uma nova ação de conscientização sobre os prejuízos que o projeto de privatização da Petrobras do governo de Jair Bolsonaro (PL) representa para o povo e para o país, começando com a redução dos investimentos públicos da petroleira nos estados.
A Caravana dos Petroleiros pela soberania nacional e da manutenção da Petrobras pública no estado terá também a venda subsidiada de combustíveis a preços justos, como a categoria tem feito em todo o país provando que é possível vender produtos, como o gás de cozinha, a preços mais acessíveis do que os definidos pela Petrobras. E menores ainda do que os cobrados pelas refinarias privatizadas, como é o caso da Refinaria Landulpho Alves (Rlam), da Bahia, vendida no final do ano passado.
“Vamos demonstrar, através de estudos e pesquisas de instituições sérias, como Ineep [Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis] UFES [Universidade Federal do Espírito Santo] e Dieese [Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos], que a venda das unidades da Petrobras vai trazer desemprego, redução de arrecadação para os municípios, queda nos investimentos da cidade, além de sérios problemas econômicos e ambientais para as regiões afetadas”, explica o coordenador geral do Sindipetro/ES, Valnísio Hoffmann.
A primeira parada da caravana será em São Mateus, onde os petroleiros vão conversar com a comunidade sobre a importância da Petrobras para as cidades e para o estado, como um todo.
Também serão visitados os municípios de Conceição da Barra, Jaguaré, Linhares e Presidente Kennedy.
A ideia é passar pelas cidades que vão ser mais impactadas com a saída da Petrobras, com a substituição dessa empresa histórica e de grande relevância nacional e internacional por empresas pequenas, sem experiência e com pouca capacidade econômica de investimento, explicam os dirigentes do Sindipetro-ES.
“Esperamos visitar municípios de todo o estado, do Sul ao Norte, conversando com a população e com as forças políticas de cada cidade sobre a importância de barrar a privatização desmedida da Petrobras, e que vem sendo realizada a toque de caixa e sem nenhuma vantagem para os capixabas”, defende Hoffmann.
Primeira parada: Praça da Rodoviária, em São Mateus
Nesta sexta-feira (8), a caranava estará na Praça Mesquita Neto, conhecida como Praça da Rodoviária, no Centro de São Mateus. A partir das 9h. No local serão sorteados 50 cupons com descontos de R$ 70 para a compra de gás de cozinha.
“Um dos grandes problemas provocados pelas privatizações das unidades da Petrobras está no preço dos combustíveis. Enquanto se usa o discurso de que ao privatizar amplia-se o mercado e favorece a disputa, promovendo queda nos preços; o que vemos, na realidade, é o extremo oposto. Essas empresas pequenas que assumem os ativos da Petrobras não têm condições financeiras para disputar com o preço definido internacionalmente, e acabam ainda mais reféns do valor do barril do petróleo e da cotação do dólar. O que vemos é o preço da gasolina ainda mais alto, a cada semana, assim como o valor do gás de cozinha”, reforça Valnísio Hoffmann.