Escrito por: Nadia Machado, do SindSaúde-SP

SP: Com luta, trabalhadores da extinta Sucen conquistam regularização de salários

Pagamentos dos salários atrasados de maio será feito nesta sexta (24). Já quem recebeu salários sem benefícios, receberá as diferenças no próximo quinto dia útil

SindSaúde-SP

Com luta, os trabalhadoras e os trabalhadores da extinta Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) garantiram a regularização dos pagamentos atrasados, referente ao mês de maio de 2022. O pagamento dos salários atrasados será realizado já nesta sexta-feira (24).

Já os trabalhadores que receberam o salário de maio sem sexta-parte, quinquênio, entre outros tipos de direitos, receberão os valores pendentes no próximo quinto dia útil, junto com o pagamento referente ao mês de junho.

Para conquistar o pagamento de seus direitos  os profissionais, organizados pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (SindSaúde-SP), ocuparam a Secretaria de Estado da Saúde (SES), desde às 8h da manhã da última terça-feira (21). 617 profissionais que estavam com as remunerações incompletas.

Por conta da mobilização, a coordenadora da Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), Cida Novaes, pela coordenadora da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), Regiane A. Cardoso de Paula e por representantes da SES se reuniram com a presidenta do Sindicato, Cleonice Ribeiro, a secretária-geral do SindSaúde-SP, Célia Regina Costa; o secretário de Administração e Finanças, Gervásio Foganholi; o secretário de Formação e trabalhador da Sucen, Alexandre Senna; o diretor da região Oeste I da capital e também o trabalhador da Sucen, José Carlos Salvador.

Durante a negociação, os dirigentes também abordaram outros problemas como a possibilidade de atraso do Prêmio de Incentivo e de corte do Adicional de Insalubridade, a falta de acesso ao demonstrativo de pagamento e o depósito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Os representantes da SES afirmaram que todos os trabalhadores que já foram avaliados receberão o valor do Prêmio de Incentivo no dia 25 de junho, assim como já é de costume, e que será enviado, até o dia 30 de junho, o demonstrativo de pagamento para os trabalhadores que ainda não tiveram acesso às informações sobre seus vencimentos.

Os trabalhadores também foram tranquilizados, pois foi negociado que não haverá corte do Adicional de Insalubridade, porém, todos passarão pelo processo de reavaliação, assim como os demais profissionais ligados à SES.

Os depósitos atrasados do FGTS serão regularizados, contudo, os trabalhadores só conseguiram ter acesso às informações em seus extratos após 90 dias.

O SindSaúde-SP também conquistou que fosse estabelecida uma mesa de negociação permanente, na qual serão tratados assuntos como o processo de escolha de coordenação de campo, a perda da cesta básica, o pagamento de diárias, os problemas de organização nos Núcleos de Apoio as Operações Regionais (NAOR), entre outros assuntos que estiverem pendentes. O Sindicato também conquistou a garantia da frequência referente ao dia 21 de junho para os trabalhadores da Sucen que foram para a ocupação da SES.

Extinção da Sucen

Em outubro de 2020, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou projeto do então governador João Doria (PSDB) que determina a extinção da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo (CDHU), da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), da Fundação Parque Zoológico e do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp).

Na época, o governo previa transferir para outros órgãos da administração pública os contratos administrativos, patrimônio e responsabilidades dos órgãos extintos. Parte dessa responsabilidade deveria ser absorvida pelas próprias secretarias, segundo o governo.