Escrito por: Sindicato dos Bancários de SP
Paralisação é contra o PL da terceirização; às 17h tem ato unificado na Praça da Republica
Mais de cem locais de trabalho (107 agências e 4 centros administrativos) no centro de São Paulo e Avenida Paulista fecharam nesta sexta-feira (29), no Dia Nacional de Paralisações. Uma das principais bandeiras do protesto é o projeto de terceirização total.
“Os bancos são os mais interessados na terceirização. O número de estabelecimentos que presta serviço de correspondente bancário cresceu 2.313% entre 2000 e 2014, atingindo 331 mil em junho do ano passado, de acordo com o Banco Central. Com a aprovação do PL, a terceirização vai aumentar e atingir todos os setores, como as gerências, caixas e áreas de tecnologia, podendo colocar em risco o sigilo bancário”, disse Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região. “Se o Senado votar a favor, os trabalhadores vão fazer greve geral”.
Mobilização – O PL da Terceirização foi aprovado na Câmara como PL 4330, em 22 de abril. No Senado é chamado de PLC30. Além da pressão nos gabinetes dos deputados e senadores, os trabalhadores também estão nas ruas pressionando pelo fim do projeto.