Escrito por: CNTT
Os trabalhadores do sistema de operação, sinalização, fiscalização, manutenção e planejamento viário e urbano de São Paulo, também conhecido como “marronzinhos” decidiram entrar em greve por tempo indeterminado nesta quinta (5), na capital paulista.
Cerca de 700 marronzinhos participaram de uma assembleia na Câmara, na tarde de quarta (4), e recusaram a proposta de 8% de aumento feita pela Companhia de Engenharia de Trafego (CET). O Sindiviários/CUT que representa a categoria reivindica aumento real de 12,9%. “A recusa massiva dos trabalhadores e o fato de optarem pela greve geral por tempo indeterminado só mostra o grau de insatisfação com a CET”, frisa o diretor da entidade, Luiz Antônio de Queiroz. A data-base da categoria é 1º de maio.
O Sindviários/CUT representa 4.500 trabalhadores na capital paulista.
Revindicações
Entre as principais revindicações está o aumento salarial de 12,9%, vale-refeição de R$ 30, cesta básica de R$ 600,00 e melhorias nas condições de trabalho. O Sindicato também exige da CET, a reformulação do plano de carreira, o reconhecimento da relação homoafetiva no plano médico, o parcelamento de férias para os trabalhadores com mais de 50 anos de idade e a criação de uma comissão para debater as melhorias do plano de saúde.