Escrito por: Redação CUT

SP registra primeira morte por coronavírus e investiga outras 4 no mesmo hospital

Primeira vítima é homem, tem 62 anos, era hipertenso e tinha diabetes. Brasil já tem 234 casos confirmados

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Secretaria da Saúde de São Paulo confirmou nesta terça-feira (17) a primeira morte por coronavírus (Covid-19) no estado. A vítima é um  homem de 62 anos, que começou a apresentar os sintomas no dia 10 de março, foi internada na UTI de um hospital particular no dia 14 e morreu nesta segunda-feira (16).

O primeiro brasileiro a morrer tinha diabetes e hipertensão, duas doenças, que somadas à idade, colocavam o paciente no chamado grupo de risco. Ele Também apresentava quadro de hiperplasia prostática — benigno da próstata -, um problema comum em homens mais velhos que pode causar infecções urinárias.

O infectologista David Uip, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus informou em coletiva à imprensa que a vítima morava em  São Paulo e não tinha histórico de viagens

De acordo com Uip, outras quatro mortes registradas no mesmo hospital estão sob investigação. "[Há] quatro falecidos no mesmo hospital que nós não sabemos se foi pelo coronavírus".

"Este óbito e outros virão. [As mortes] não devem causar pânico na população", afirmou Uip.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil já registrou 234 casos do novo vírus. São Paulo é o estado com mais infectados. Segundo os dados mais recentes da Secretaria de Estado da Saúde são 162 casos (154 na capital paulista, 1 Guarulhos, 1 Santana do Parnaíba, Ferra de Vasconcelos, 1 Carapicuíba, São Bernardo do Campo, 1 São Caetano do Sul, 1 Santo André e 1 Mauá).

Grupos de risco

Autoridades da área da saúde alertam que asmáticos, hipertensos, diabéticos, doentes renais e fumantes integram os grupos de risco da doença.

Outro fator de risco é idade dos pacientes. A letalidade é de 4% entre pessoas de 60 a 69 anos. Nas pessoas entre 70 e 79 anos a letalidade alcança os 8%. Acima de 80 anos o percentual sobe para 15%.