Escrito por: Redação CUT

STF retoma nesta quarta julgamento da suspeição do ex-juiz Sérgio Moro

Lula, que já foi inocentado 15 vezes pela Justiça, deve conseguir mais uma vitória hoje

Ricardo Stuckert

O ex-presidente Lula, que já foi inocentado 15 vezes pela Justiça, segundo seu advogado de defesa Cristiano Zanin,  deve vencer mais uma batalha nesta quarta-feira (23), dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento da suspeição do ex-juiz Sérgio Moro.

A última decisão favorável a Lula foi do juiz federal Frederico Botelho de Barros Viana, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, que absolveu o ex-presidente, nesta segunda-feira (21), em uma das duas ações penais contra o petista na Operação Zelotes.

Confira as ações rejeitadas, arquivadas por falta de provas e também as em que Lula foi julgado inocente pela Justiça

O ex-presidente ainda responde a processo pela compra de 36 caças Gripen em seu governo, e por supostamente influenciar na liberação de financiamento do BNDES para empresas brasileiras atuarem em Angola e na Guiné Equatorial.

Sobre o julgamento de hoje

O Plenário do Supremo Tribunal Federal retoma, nesta quarta-feira (23), o julgamento do Habeas Corpus (HC) 193726, em que se discute decisão da Segunda Turma (STF) que declarou a suspeição do ex-juiz Sergio Moro, na ação penal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva referente ao triplex no Guarujá (SP), diz o site do tribunal. A sessão, por videoconferência, está marcada para as 14 horas.

Até o momento, há sete votos pela manutenção da decisão da Segunda Turma, dos ministros Gilmar Mendes, Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski e das ministras Rosa Weber e Cármen Lúcia. O julgamento será retomado para o voto do ministro Marco Aurélio, que havia pedido vista dos autos.