MENU

Surtos de Covid-19 voltam às escolas de São Paulo após o fim da greve

Sindsep está acompanhando a situação das unidades escolares e cobra da Prefeitura de São Paulo rastreamento de casos e fechamento de escolas com surtos da doença

Publicado: 28 Junho, 2021 - 10h21 | Última modificação: 28 Junho, 2021 - 10h30

Escrito por: Cecília Figueiredo, do Sindsep

Reprodução
notice

Pouco mais de 15 dias após a suspensão da greve pela vida, escolas municipais de São Paulo já registram novos surtos de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. A EMEF Vargem Grande, no extremo Sul da Capital, está com 15% dos professores com suspeita da doença. A escola tem em torno de 60 professores, e 9 deles estão afastados por suspeita de contaminação do novo coronavírus.

O Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo (Sindsep) entrou em contado com servidores da EMEF Vargem Grande após encontrar várias postagens da comunidade local denunciando a questão e pedindo ajuda pelas redes sociais desde segunda-feira (21).

Trabalhadores e trabalhadoras da escola, que terão suas identidades preservadas, informaram ao Sindsep que a diretora está afastada "por motivos de saúde", além de 9 professores. 
 
Um deles disse à reportagem que semanas antes do surto a assistente de direção também foi afastada pela doença, mas já retornou ao trabalho. 
 
Pessoas da comunidade escolar estão preocupadas com a situação e pedem, por meio das redes sociais, o fechamento da escola com os surtos de Covid.
 
“Tomamos todas as medidas e também estamos aguardando esse possível fechamento da escola”, diz uma funcionária, ao acrescentar que aguardam o retorno ainda esta tarde de decisão da Saúde e Educação do Município.
 
Caso confirmado em EMEF da zona Oeste

Outra escola onde foi confirmado caso de Covid-19, segundo postagem no Facebook na última terça (22), é a EMEF Jardim da Conquista, na zona Oeste. Neste caso, a infecção ocorreu com aluno, conforme a postagem, mas em contato telefônico com a unidade, constatamos que a escola segue aberta.
 
Posição do Sindsep
 
A direção do Sindsep encaminhará ofício questionando a Secretaria Municipal de Educação sobre as medidas de rastreamento e profilaxia nas escolas municipais onde estão surgindo novos surtos de Covid-19, após a suspensão da greve dos trabalhadores da Educação. 
 
De acordo com Maciel Nascimento, secretário de Formação dos Trabalhadores da Educação do Sindsep, o sindicato irá oficiar a Secretaria Municipal de Educação para que garanta o que se comprometeu na negociação da greve, que foi a garantia das condições sanitárias das escolas municipais, rastreamento de casos suspeitos, orientações objetivas às equipes das escolas, vacinação para todos os trabalhadores/as da Educação e transparência sobre o número de casos suspeitos e confirmados.