MENU

Termina nesta sexta-feira (4) eleições de conselheiros da Fundação Chesf

A Federação Regional dos Urbanitários no Nordeste (Frune) tem candidatos para a disputa do Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal

Publicado: 04 Dezembro, 2020 - 10h35 | Última modificação: 04 Dezembro, 2020 - 10h39

Escrito por: Redação CUT

Reprodução
notice

Termina nesta sexta-feira (4), a eleição de dois candidatos (e respectivos suplentes), um para o Conselho Deliberativo e outro para o Conselho Fiscal, da Fundação Chesf de Assistência e Seguridade Social (Fachesf).

O processo eleitoral, realizado nos dias 2, 3 e 4, elege candidatos que exercerão mandato de 8 de janeiro de 2021 a 1º de junho de 2024.

A Federação Regional dos Urbanitários no Nordeste (Frune) lançou uma chapa com dirigentes sindicais pra disputar os cargos da Fachesf. 

Para o Conselho Deliberativo os candidatos são Júlia Margarida e Herbertt Marinho (12), Fernando Neves e Luciana Crisóstomo (14).

Para o Conselho Fiscal, concorrem Wellington e Renaldo (31)

Herbertt Marinho é chesfiano, dirigente sindical do sindicato dos urbanitários e também Secretário de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores no Estado do Piauí (CUT-PI).

De acordo com a CUT-PI, é preciso destacar nessas eleições a importância dos representantes dos sindicatos, ou seja, dos dirigentes sindicais que, sendo eleitos, irão atuar dentro da Fachesf fazendo o contraponto, pois as articulações políticas para barrarem tais resoluções já estão sendo feitas no Parlamento Nacional.

Devido à pandemia do novo coronavírus que assola o mundo desde março de 2020, a votação ocorrerá de modo 100% online e terá um prazo ampliado. O novo formato permitirá que todos os eleitores possam exercer seu direito de voto com comodidade e segurança.

Confira a seguir os detalhes do processo e saiba por que é importante escolher democraticamente seus representantes na Fachesf.

A conjuntura econômica atual, agravada pela pandemia tem impactado negativamente os investimentos das fundações de previdência privada este ano, como também, tem ocasionado uma alta expressiva do IGPM, dessa forma, é preciso ter um olhar minucioso no acompanhamento e supervisão das atividades de investimentos dos recursos garantidores da gestão dos planos de benefício.

Fundação Chesf de Assistência e Seguridade Social - Fachesf

Criada em 10 de abril de 1972 pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), sua patrocinadora, a Fundação Chesf de Assistência e Seguridade Social (Fachesf) é uma entidade fechada de previdência complementar sem fins lucrativos, também denominada Fundo de Pensão.

Administra planos de previdência para os empregados e aposentados da Chesf e da Fachesf, além de oferecer diversos outros serviços, tais como plano de saúde, seguro de vida e empréstimos.

Dentro do seu segmento, ocupa hoje a liderança em patrimônio nas regiões Norte e Nordeste e está entre as vinte maiores fundações do País, num universo de mais de 369 entidades.

Atualmente, mais de 50 mil pessoas, entre assistidos (aqueles que já recebem da Fundação a complementação da aposentadoria), pensionistas, participantes ativos (empregados da Chesf e Fachesf ainda em atividade) e seus dependentes são beneficiados diretamente pela Fachesf.

Fonte: Fachesf