Tião Santos é eleito presidente da CUT-PB, que tem 3 mulheres em cargos de destaque

O 13º CECUT-PB elegeu a nova direção liderada pelo professor Tião e Socorro Ramalho, na vice-presidência; Luzenira Linhares, na Secretaria-Geral, e Magali Pontes, na Tesouraria, Magali Pontes

Publicado: 03 Dezembro, 2019 - 12h12 | Última modificação: 03 Dezembro, 2019 - 12h34

Escrito por: Elara Leite, da CUT-PB

Reprodução

O 13º Congresso Estadual da CUT Paraíba (CECUT-PB), realizado entre os dias 28 e 30 de novembro, debateu intensamente o futuro do movimento sindical e a luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e elegeu a nova direção da central para a próxima gestão.

O novo presidente da CUT-PB, Tião Santos, professor municipal, ressaltou em seu discurso que o primeiro passo da nova gestão é realizar, ainda esse ano, uma reunião com a direção eleita para pautar o planejamento estratégico e as representações que irão para a Plenária da CUT Nacional, o Fórum das CUTs do Nordeste e o Conselho Político Deliberativo da Escola Nordeste, que também deverá eleger a nova coordenação pedagógica, financeira e administrativa da instituição.

“Nossa ideia é definir um cronograma de atividades da nossa gestão. Esperamos que essa direção esteja o máximo possível unificada e que realmente atenda aos anseios da nossa sociedade e dos sindicatos”.

Para o dirigente, um dos maiores desafios é atender todas as demandas que chegam à CUT-PB. “Vamos trabalhar na perspectiva de que cada diretor tenha uma agenda própria saindo da direção para poder ocupar os diversos espaços que a CUT é chamada. As demandas são muitas e sabemos que é um desafio, mas que, com compromisso, disposição e unidade venceremos qualquer obstáculo. Estamos juntos na perspectiva de avançar”, apontou Tião.

De acordo com o presidente, a nova gestão trabalhará na formação de dirigentes sindicais e vai planejar, dialogar e intensificar a participação e a presença da CUT na base.

O ex-presidente da Central, Paulo Marcelo, apontou para a qualificação do congresso e falou da necessidade de atualização do movimento sindical para continuar na luta.

“O grupo que se elegeu sabe o desafio e que não pode baixar a cabeça diante dos retrocessos. Agora é puxar o movimento sindical e ir para o enfrentamento com os governos. Discutir a política da central e não abrir mão das lutas dos trabalhadores”, avaliou Paulo.

Representação feminina

Luzenira Linhares, nova Secretária-Geral da CUT-PB, avalia o CECUT como positivo, pelo resgate histórico sobre a importância da mulher na história da Central.

“A Paraíba foi a pioneira nessa discussão sobre a política de mulheres na CUT. A primeira secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT foi na Paraíba, por iniciativa das trabalhadoras rurais e com a participação importante das trabalhadoras em educação. A CUT tem 36 anos e a política de mulheres vai completar 33 anos”, lembrou.

O resgate histórico da luta das mulheres cutistas fez parte de painéis apresentados no CECUT e acrescentou que a discussão de políticas públicas começou a partir da atuação das mulheres no movimento sindical, como a questão da creche pública e gratuita, para que a mulher pudesse trabalhar e ter a certeza que seus filhos estariam bem cuidados.

A nova direção da CUT-PB conta com três mulheres em cargos de destaque, na vice-presidência – Socorro Ramalho, a Secretaria-Geral, com Luzenira Linhares e a Tesouraria, Magali Pontes.

Novo sindicalismo

A abertura do Congresso contou com a presença de partidos de esquerda como PT, PCdoB, PSOL, Unidade Popular, além das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. Durante o evento, houve apresentações culturais com o Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisa da Terceira Idade da UFPB e com o maestro e trompetista Vasconcelos Júnior. O Levante Popular realizou uma mística.

Lúcia Figueiredo, que continua na secretaria de Comunicação, apontou para o uso das novas ferramentas para fazer a disputa de narrativa.

“A forma de comunicação com os trabalhadores e a sociedade também tem que ser revista. Devemos saber usar todas as ferramentas. Teremos que ganhar a sociedade”, disse.

Confira a direção eleita para a gestão 2019-2023:

Sebastião José dos Santos

Vice-Presidenta