Escrito por: Marize Muniz

Trabalhador da JEEP sofre acidente e morre no setor de prensas

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco, filiado à CUT, acionou o Ministério do Trabalho (MTE) pedindo a interdição imediata do local para apurar o que de fato provocou a morte do trabalhador

Reprodução Rede Social

O trabalhador Vandson Milton da Silva sofreu um acidente gravíssimo no setor de prensas da Jeep, em Goiana, na Região Metropolitana de Recife, e morreu nesta segunda-feira (16) a caminho do hospital. Ele tinha 23 anos, era casado, morava em Caetés e trabalhava no setor de prensas da Jeep há um ano e sete meses.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco,  Henrique Gomes, o trabalhador foi atingido pelo "Stamp" – espécie de contêiner de 5 metros de altura e cerca de 70 quilos, cuja função é transportar os moldes que serão utilizados pelo equipamento de montagem – e foi arremessado a metros de distância. Vandson chegou a ser socorrido e encaminhado para o Hospital Memorial de Goiana, mas já chegou morto. Os trabalhadores disseram que ele teve uma parada cardíaca.

“É grande a preocupação dos trabalhadores do polo automotivo com os riscos de acidente”, disse Henrique Gomes.

"Os trabalhadores da Jeep já fizeram várias denúncias de que estão trabalhando no limite de sábado a sábado. E o lema é produção, produção e produção, com muita pressão, humilhação, opressão, assédio moral e até palavras de baixo escalão de alguns chefes despreparados”, denunciou o dirigente.

Ele também denunciou a falta de treinamentos para que os trabalhadores exerçam funções que não são de sua competência e informou que o sindicato acionou o Ministério do Trabalho (MTE), pedindo a intervenção imediata do local onde ocorreu o acidente. 

“O local tem de ficar fechado até ser feita a apuração dos fatos. Também vamos denunciar a fábrica no Ministério Público do Trabalho (MPT)”, diz Henrique que lamenta o acidente fatal e diz que o sindicato dará toda assistência e solidariedade aos familiares.

Em nota, a empresa Fiat Chrysler Automobiler (FCA) lamentou o ocorrido e disse que desde a inauguração da unidade no estado, em 2015, não era registrado um acidente fatal. A direção da empresa disse, ainda, que está prestando assistência à família do funcionário e irá investigar as causas do acidente.  

Confira a nota na íntegra:

A FCA confirma a ocorrência de acidente de consequências fatais em sua planta de Goiana, Pernambuco. A empresa prestou imediata assistência ao colaborador acidentado e o removeu a Hospital Memorial de Goiana, para continuidade dos socorros necessários.

A empresa está assistindo à família do colaborador. O acidente ocorreu na área de apoio a prensas, em que são movimentados os moldes a serem utilizados pelo equipamento. Trata-se de área que conta com normas operacionais e procedimentos de segurança muito rigorosos. Todos os operadores são capacitados com treinamento com foco na segurança operacional.

A empresa é certificada pela norma internacional de segurança e saúde OHSAS 18001 e adota protocolos rigorosos de segurança do trabalho. Jamais ocorreu acidente fatal desde a inauguração da planta em abril de 2015. A empresa está investigando as causas do acidente e alertou todos seus colaboradores para a necessidade do estrito cumprimento das normas de segurança.

A empresa lamenta o ocorrido e expressa sua solidariedade a todos os colaboradores e familiares.

Fiat Chrysler Automobiler