Trabalhadores aprovam acordo e encerram greve na Mercedes-Benz
O acordo prevê a renovação das cláusulas sociais, e uma correção no valor da PLR para 2019 - reposição pelo INPC integral mais reajuste de 1,5%
Publicado: 24 Maio, 2018 - 15h04 | Última modificação: 24 Maio, 2018 - 15h16
Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Os trabalhadores na Mercedes-Benz, em São Bernardo, aprovaram na manhã desta quinta (24), o acordo coletivo negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e encerraram a greve iniciada em 14 de maio. A proposta aprovada garante reposição salarial pelo INPC integral, aumento real de 1,5% mais abono de R$ 2,5 mil e PLR (Participação nos Lucros e Resultados) paga em duas parcelas (junho e dezembro). O acordo, com validade de dois anos, também prevê a renovação das cláusulas sociais, e uma correção no valor da PLR para 2019 - reposição pelo INPC integral mais reajuste de 1,5%.
A empresa abrirá um PDV aos mensalistas e não haverá a redução da jornada e do salário, conforme havia sido cogitado pela empresa em proposta rejeitada ainda na mesa de negociação.
As negociações entre Sindicato e empresa foram retomadas na tarde de ontem (23). “A mobilização dos trabalhadores demonstrou à direção da empresa o quanto estávamos unidos e fortes. Com certeza foi o que nos permitiu avançar na proposta e garantir um acordo que contemplasse a reivindicação dos companheiros”, destacou o secretário-geral do Sindicato e trabalhador na Mercedes-Benz, Aroaldo Oliveira da Silva.
Com a aprovação da proposta, fica cancelada a audiência no Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, que estava marcada para sexta-feira. A montadora tinha ingressado com pedido de dissídio coletivo na terça-feira, dia 22.
Logo após a assembleia os trabalhadores do primeiro turno retornaram ao trabalho. A planta da Mercedes-Benz em São Bernardo tem 8 mil trabalhadores.