Trabalhadores com deficiência mobilizam SP nesta sexta (21)
Participantes lutam contra os retrocessos da agenda golpista; Além da capital, ações ocorrem em Osasco, ABC e Piracicaba
Publicado: 20 Setembro, 2018 - 11h23 | Última modificação: 20 Setembro, 2018 - 11h27
Escrito por: Rafael Silva - CUT São Paulo
Na próxima sexta-feira, 21, quando será celebrado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, a Secretaria de Políticas Sociais da CUT-SP realizará um ato na Praça do Patriarca, no centro de São Paulo, a partir das 10h.
Os participantes farão uma panfletagem alertando a população sobre a consciência do voto e a necessidade de renovar o Congresso Nacional nas próximas eleições, já que a atual composição é formada majoritariamente por deputados e senadores que votaram contra os direitos da classe trabalhadora, com medidas que atacam a população com deficiência.
“Desde o golpe de 2016, a luta das pessoas com deficiência têm sido para manter o que foi conquistado, pois com Michel Temer (MDB) e sua base não teve nenhum tipo de avanço. O pior é que eles ainda extinguiram o ministério (dos Direitos Humanos) que tratava dessa política e dialogava com esse público”, diz a secretária de Política Sociais da CUT-SP, Kelly Domingos.
No Brasil, a população com deficiência representa 24% do total de brasileiros, segundo o censo mais recente do IBGE. Entretanto, no mundo do trabalho, apenas 1% das vagas são ocupadas por essa população, principalmente, para subfunções.
Outras regiões
No ABC, a data será lembrada com uma sessão solene na Câmara de São Bernardo do Campo, das 13h às 16h30, localizada na Praça Samuel Sabatini, 50, no centro. A ação, que terá palestras, atividades culturais e cadastro de currículos, é organizada pelo mandato da vereadora Ana Nice com o apoio da subsede da CUT-SP no ABC e dos sindicatos dos Bancários do ABC, Metalúrgicos do ABC, SindSaúde ABC, Sindserv SBC e ABEA (Associação Brasileira de Emprego Apoiado).
Em Osasco também está programada uma panfletagem no Calçadão de Osasco, no centro, das 14h às 16h. Já em Piracicaba, o Sindicato dos Bancários da região realiza atividades ao longo da semana, em agenda a ser divulgada no site da entidade.