Trabalhadores da Latam aprovam ACT com reposição da inflação

98,63% aprovaram o ACT Latam 2023/2024. Votação ocorreu durante assembleias itinerantes realizadas pelo SNA, nos principais aeroportos do país

Publicado: 23 Novembro, 2023 - 13h20 | Última modificação: 23 Novembro, 2023 - 13h28

Escrito por: SNA

A Campanha Salarial 2023/2024 da Latam foi encerrada com a participação de 98,63% dos trabalhadores e trabalhadoras. Eles aprovaram a proposta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), da empresa. A votação ocorreu nas assembleias itinerantes realizadas pela direção do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), nos principais aeroportos do Brasil, em 20 e 21 de novembro.

ACT Latam 2023/2024

O ACT Latam 2023/2024 foi assinado no dia 22 de novembro pelo presidente do SNA, Luiz Pará, e garante os seguintes benefícios para a categoria:

– Salários: reajuste de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preço do Consumidor) do período, previsto em 4,51%. O valor exato é divulgado em dezembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Caso o percentual fique abaixo do esperado, fica mantido os 4,51% de reposição para categoria. Caso fique acima, trabalhadores e trabalhadoras vão receber o valor correspondente ao aumento.

– Abono de meio salário, pago em 30 de novembro;

– Vale refeição: reajuste de 4,51% e fim do desconto mensal;

– Vale alimentação e diárias de viagem: reajuste de 4,51%;

– Seguro de vida no valor de R$ 45.489,26;

– Folga adicional no mês de aniversário;

– Extensão do direito ao auxílio creche também para o aeroviário, no valor mensal de R$587,36. Até então, somente aeroviárias tinham direito.

Campanha Salarial 2023/2024 da categoria aeroviária

A Campanha Salarial das empresas comerciais encerrou, mas a direção do SNA segue lutando pela manutenção dos direitos e garantia de novas conquistas para a categoria, o ano inteiro!

Campanha Salarial de Táxi Aéreo

A Campanha Salarial com as empresas filiadas ao SNETA (Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo) continua. A próxima rodada de negociação será realizada em 27 de novembro, no Rio de Janeiro.

Saiba mais Saiba o que é e qual a importância do acordo e da convenção coletiva de trabalho