Escrito por: Concita Alves
Campanha salarial nacional amplia mobilização da base e busca a reconquista dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) em todo o país
Em plena campanha salarial por um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para os biênio 2023/2024 que dialogue com a categoria e com indicativos de greve em vistas, o Comando Nacional de Mobilização e Negociação da Federação dos Trabalhadores em Empresa de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT-CUT), participou de uma reunião, na segunda-feira (11), em Brasília, com o presidente dos Correios, Fabiano Silva.
No encontro, a direção dos Correios pediu uma prorrogação do prazo de negociação até o dia 14 de setembro, próxima quinta-feira, para que seja apresentada uma contraproposta.
Em todo o país estavam agendadas assembleias da categoria ecetista para esta terça-feira (12), que decidiram sobre o início de uma greve geral da categoria, ainda na tarça-feira.
No entanto, após a solicitação da empresa o Comando Nacional de Mobilização e Negociação da FENTECT registrou, em ata de reunião, o compromisso da presidência dos Correios em relação à concessão de um aumento linear, reivindicado na pauta da categoria. Além do aumento, o pagamento do vale extra (ticket-peru) em dinheiro, a realização de concurso público e o debate com os órgãos do governo sobre o retorno dos 70% de férias.
Uma das principais reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras dos Correios é que também seja organizado com urgência um concurso público para recomposição do quadro de trabalhadores.
Mobilização continua
A categoria segue mobilizada em todo o país, realizando debates para a revisão da cláusula referente ao plano de saúde e de outras 72 cláusulas sociais que foram já negociadas e que fazem parte da proposta de acordo coletivo que será apreciada nesta quinta-feira, durante a negociação com a empresa
A orientação do Comando aos sindicatos é de que realizem suas assembleias no dia 14, com apreciação à proposta que deverá ser apresentada pela direção dos Correios.
O Comando Nacional de Mobilização da FENTECT orientou ainda, a manutenção da mobilização nas bases para esclarecimento da categoria e convocação massiva para às assembleia do dia 14/09, convocando a categoria para lotar as assembleias para avaliação da contraproposta e pela volta dos direitos retirados em governos anteriores.