MENU

FENTAC: Trabalhadores na Aviação Civil param no 28/04

Em Guarulhos, Recife, Porto Alegre, da base da FENTAC para a partir das 5h da manhã

Publicado: 27 Abril, 2017 - 19h17 | Última modificação: 22 Março, 2018 - 20h56

Escrito por: Viviane Barbosa e Vanessa Barboza / FENTAC

Arte: FENTAC
notice

A adesão à Greve Geral convocada pelas principais centrais sindicais do Brasil contra as reformas da Previdência, Trabalhista e a Lei da Terceirização irrestrita – propostas pelo governo federal e pelo Congresso Nacional que são prejudiciais aos direitos e acarretarão um retrocesso nas conquistas da classe trabalhadora – cresce nas bases da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC).

Os aeroviários (funcionários nas empresas aéreas que atuam no check-in, auxiliar de serviços gerais, mecânicos de pista, despachante de voo entre outros cargos) de Guarulhos, Recife, Porto Alegre e os da base do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) aprovaram em assembleias e consultas aos turnos que vão aderir à Greve Geral que deve iniciar nos aeroportos de suas bases a partir das 5h da manhã desta sexta-feira. (Abaixo)

Para o presidente da FENTAC, Sergio Dias, as categorias estão mobilizados em defesa de seus direitos. "É importante a unidade dos trabalhadores da aviação civil nesta greve geral do dia 28 de abril. Direitos históricos, que foram conquistados arduamente, estão ameaçados caso essas reformas sejam implementadas", alerta Dias.

Aeroportuários
O Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) que representa os trabalhadores nas empresas que administram os Aeroportos (Infraero e Concessionárias privadas) também convocou a categoria a aderir ao movimento e orientou que cada aeroportuário converse com sua família para que fique em casa em protesto às reformas, que na realidade são um verdadeiro desmonte aos direitos que foram conquistados com muita luta, suor e sangue.

"Especialmente na categoria aeroportuária estão querendo tirar ainda mais. Sangue já tiraram. Suor já levaram. Agora, estão querendo tirar a alma do aeroportuário", frisa o presidente Francisco Lemos, em vídeo divulgado nas redes sociais.
 
Confira: 
Quem são os Aeroviários: (funcionários nas empresas aéreas que trabalhadores em solo, como check-in, despachante de voo, limpeza de aeronave, mecânico de pista, agente de proteção, entre outros)

Aeroporto Internacional de São Paulo (SP)
Total de trabalhadores: 9 mil 
Adesão à paralisação nacional: 6h da manhã
Fonte: Sindigru

Aeroporto Internacional Gilberto Freyre (PE)
Total de aeroviários: 6 mil 
Adesão à paralisação nacional: 6h da manhã
Fonte: Sindaero

Aeroporto Internacional Salgado Filho (POA)
Total de aeroviários: 3 mil 
Adesão à paralisação nacional: 5h da manhã 
Fonte: Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre 

Aeroportos da base do Sindicato Nacional dos Aeroviários
Em todo o país, orientação do Sindicato é iniciar no turno da manhã 
Fonte: SNA 

Quem são os Aeroportuários (trabalhadores na Infraero e Concessionárias privadas que administram os aeroportos)
Aeroporto Internacional Gilberto Freyre 
Adesão à paralisação: 600 aeroportuários 

O Sindicato Nacional dos Aeroportuários (SINA) divulgou em vídeo convocando o aeroportuário e sua família a aderir ao movimento nacional em defesa dos direitos.
Fonte: SINA