Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté
Os trabalhadores na LG Electronics de Taubaté fizeram uma paralisação de uma hora na manhã desta quinta-feira, dia 9, em protesto contra a falta de proposta de reajuste salarial no Grupo 2 (eletroeletrônicos e máquinas) na Campanha Salarial 2010.
Os trabalhadores no Grupo 2 estão insatisfeitos com a demora nas negociações, já que outros setores como as Autopeças e o Grupo 8 (laminação e trefilação) já encerraram suas negociações com aprovação de reajuste de 9% (INPC + 4,5% de aumento real).
A última proposta de reajuste salarial da bancada patronal do Grupo 2 foi de 6,17%, proposta que foi rejeitada na mesa de negociações pelos metalúrgicos da CUT.
Durante a paralisação, os trabalhadores LG Electronics aprovaram a realização de uma assembléia conjunta no domingo, dia 12, às 10h, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, com os trabalhadores de outras empresas do Grupo 2 como Alstom, Daruma e Cameron entre outras.
Na assembléia de domingo poderá ser feita a votação de uma proposta de reajuste ou aprovada a intensificação das mobilizações a partir de segunda-feira, dia 13, já que a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM/CUT-SP) já protocolou aviso de greve nesta quarta-feira, dia 8, junto à bancada patronal do Grupo 2.
“Os trabalhadores estão unidos e vamos fazer todas as mobilizações que forem necessárias para conquistar um reajuste salarial digno para a categoria”, afirma o presidente Isaac.
A mobilização também contou com a presença do deputado estadual Carlinhos Almeida do PT, que destacou o crescimento das vendas do setor de eletroeletrônicos e a necessidade dos trabalhadores usufruírem a contrapartida social destes resultados.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região representa 6.200 trabalhadores em 26 empresas do Grupo 2 instaladas na base, entre elas, LG Electronics, Alstom, Cameron, Daruma e Fortserv entre outras.