MENU

Trabalhadores na Volks conquistam primeiros veículos eletrificados produzidos no ABC

Acordo prevê cinco anos de investimentos. Negociações duraram seis semana. Mudança prevê investimentos em novos produtos da fábrica para os próximos anos.

Publicado: 10 Novembro, 2023 - 09h38

Escrito por: Thamara Marinho/SMABC

reprodução redes SMABC
notice

Em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (9), os trabalhadores na Volkswagen, em São Bernardo, aprovaram proposta negociada entre o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a montadora.

O acordo garante o investimento em uma nova plataforma na planta Anchieta para produção de dois carros híbridos a partir de 2027, a criação de 111 novos postos de trabalho na engenharia e desenvolvimento de produtos para ampliação da motorização híbrida e a efetivação de 150 trabalhadores com contratos temporários (contratados em maio e setembro).

“Este é um acordo que dá longevidade para a fábrica da Anchieta, reposiciona nossa região rumo à reindustrialização e gera as oportunidades de crescimento do setor de autopeças do ABC. Acordo esse extremamente importante para os trabalhadores na Volks, para o ABC e todo o País”, afirmou Wellington Messias Damasceno, diretor administrativo do Sindicato e representante dos trabalhadores na Volks.

“A extensão do acordo até 2028 garante não só os investimentos, as cláusulas econômicas e sociais, a efetivação dos novos contratados, como também o futuro dessa fábrica e a garantia de emprego aos trabalhadores e trabalhadoras”, destacou Damasceno.

Além disso, as negociações contemplaram as cláusulas econômicas como data-base, vale-alimentação, PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e a inclusão de cláusulas sociais para os próximos anos. Assim como também prevê mudanças nos parâmetros do Programa de Demissões Voluntárias (PDV) na montadora e da efetivação dos trabalhadores na unidade.

Atualmente a unidade da Anchieta conta com 8,2 mil trabalhadores, sendo cerca de 5 mil no chão de fábrica.