MENU

Três em cada 4 beneficiários do Auxílio Brasil não querem reeleger Bolsonaro

Segundo pesquisa BTG/FSB, 61% dos eleitores beneficiados pelo Auxílio Brasil preferem Lula. Outros 24% têm intenção de votar em Bolsonaro

Publicado: 15 Agosto, 2022 - 13h44 | Última modificação: 15 Agosto, 2022 - 13h59

Escrito por: Redação CUT | Editado por: Marize Muniz

Montagem Brasil247
notice

O ex-presidente Lula (PT), que tem 45% das intenções de voto contra 34% do presidente Jair Bolsonaro (PL) e tem chance de vencer no primeiro turno, é o candidato prefeito por 61% dos eleitores que recebem o Auxílio Brasil. Só 24% dos beneficiários do programa, que foi turbinado só até dezembro - valor foi de R$ 400 para R$ 600 às vésperas das eleições - pretendem votar em Bolsonaro, segundo pesquisa do Instituto FSB encomendada pelo banco BTG Pactual, divulgada na manhã desta segunda-feira (15).

Ou seja, "três em cada quatro pessoas assistidas pelo programa do governo federal não querem eleger o presidente Bolsonaro”, destaca o jornal O Estado de S. Paulo

Ainda conforme a reportagem, Lula registrava 73% das intenções de voto neste segmento no final de junho antes da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que turbinou o Auxílio Brasil fosse aprovada pelo Congresso. Em julho, o índice do petista caiu para 53%. Segundo o levantamento, o ex-presidente tem 45% das intenções de voto, contra 46% de todos os outros candidatos somados, e tem chance de ser eleito já no primeiro turno.

No mesmo período, Bolsonaro registrava 28% das intenções de voto neste segmento do eleitorado no final de julho e caiu quatro pontos percentuais na última rodada da pesquisa. 

Metodologia da pesquisa

A pesquisa BTG/FSB ouviu 2 mil eleitores por telefone entre os dias 12 e 14 de agosto.

O intervalo de confiança é de 95%.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00603/2022.