MENU

TVT lança documentários com experiências que fortalecem cidadania e geram renda

Gravações dos 12 documentários que contam histórias descobertas nas periferias começam por São Paulo com desafio de traduzir e retratar superações coletivas

Publicado: 31 Agosto, 2022 - 09h32 | Última modificação: 31 Agosto, 2022 - 09h51

Escrito por: Redação CUT

Divulgação
notice

A TV dos Trabalhadores (TVT) deu início neste mês à gravação da série de 12 documentários, de 30 minutos cada um, retratando as mais diversas experiências em áreas da periferia dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Pará, Sergipe e Pernambuco. Os episódios irão ao ar no fim do 1º semestre de 2023 e poderão ser acompanhados, semanalmente, na grade de programação da TVT, canal digital 44.1 em horário ainda a ser definido.

As  primeiras filmagens serão feitas em São Paulo, onde será mostrada a ação das Mães Mobilizadoras em Parelheiros, as Rendeiras da Aldeia de Carapicuíba, cuja foto ilustra esse texto, as histórias do  Trançado Periférico e o Cursinho Comunitário dos Pimentas. Em breve, será criado um site com os detalhes de cada uma das comunidades e as respectivas experiências.

As "Rendeiras da Aldeia” faz parte de uma das ações do Núcleo de Estudos e Criação da Indumentária e Figurino Brasileiro da Oca – Escola Cultural. O grupo nasceu em 2006 num projeto direcionado às mães e mulheres da comunidade, com o objetivo de capacitá-las e de valorizar os saberes que traziam de suas histórias de vida nos diversos municípios do interior do Brasil.

O 'Cursinho dos Pimenta' fica no Conjunto Marcos Freire, no bairro dos Pimentas, região pobre de Guarulhos. No início dos anos 2000, Rômulo, professor de escola pública, identificou o problema: adolescentes achavam que universidade pública não era pra eles. Ensino médio ruim, falta de referências - praticamente não havia parentes, amigos e amigas formados em boas universidades. Faculdade, só paga, e olhe lá. Solução: um cursinho comunitário gerido pelos próprios alunos, autossustentável. Funciona desde 2002 e tem dado muito certo. É um projeto sólido e inspirador.

Sobre a série de documentários da TVT 

O nome do projeto é Visilibilização das Culturas e Artes Periféricas na Construção da Cidadania. Ele é fruto de uma ação da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e TVT, cujo desafio é mostrar a força da coletividade na busca de soluções para superar os obstáculos que as comunidades periféricas encontram pelo caminho todos os dias veulo, afirma o coordenador do projeto, Antonio Jordão Pacheco, diretor de produção.

“Este projeto é um grande desafio para toda a nossa equipe. Temos a obrigação de traduzir a realidade de locais tão diversos quanto suas distâncias, fazeres, culturas, comprometimento e modo de vida. O mais importante é que vamos levar para o público um olhar de como as pessoas conseguem superar obstáculos, por meio da solidariedade e da ação conjunta, produzir e gerar renda a partir de sua cultura local e das experiências vividas. O resultado é o  fortalecimento da coletividade, sob a perspectiva da formação de um modelo de sociedade mais humano e acolhedor ”, afirma Jordão.