Urbanitários elegem e dão posse à nova diretoria da CNU

Paulo de Tarso foi reeleito, por unanimidade, para mais quatro anos como presidente, com chapa unitária

Publicado: 16 Agosto, 2024 - 11h25

Escrito por: FNU

CNU

Dirigentes das Federações Urbanitárias filiadas Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU) elegeram e empossaram, no último dia 13 de agosto, a nova diretoria da entidade. A eleição ocorreu durante Congresso Extraordinário, realizado no Rio de Janeiro-RJ, em formato híbrido – presencial e por videoconferência – e que contou com a participação de cerca de 150 dirigentes sindicais. A chapa unitária foi eleita por unanimidade, tendo sido designado Paulo de Tarso à presidência para a gestão 2024/2028.

A chapa eleita é composta por representantes das quatro federações filiadas: Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), Federação dos Urbanitários do Nordeste (Frune), Federação dos Urbanitários do Centro-Oeste (Furcen) e Federação Nacional do Sudeste (Fruse), e contou ainda com a participação dos dirigentes da nova Federação dos Urbanitários do Sul – FESUL, recém-formada e que em breve virá se filiar à CNU. Assim, a nova diretoria representa trabalhadores do ramo urbanitário das cinco regiões do país.

Reeleito, Paulo de Tarso afirmou que “elegemos uma nova diretoria por unanimidade, um projeto unitário que vai fortalecer as nossas lutas nos setores de energia, gás, saneamento e meio ambiente. Com isso, esperamos um novo momento, uma nova realidade para os urbanitários”.

CNUCNU
Paulo de Tarso explicou também que “o projeto de consolidação da CNU foi construído nos últimos 15 anos e que agora vem se tornar uma realidade. É um projeto de fortalecimento dos urbanitários no que diz respeito aos setores que representamos. O Congresso deu aos urbanitários uma unidade e força suficiente para resolvermos e encaminharmos as questões que nos afligem e às questões dos setores essenciais que representamos para o bem da sociedade brasileira”.

Registro sindical

Após anos de luta, o registro sindical da CNU foi concedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego no dia 20 de maio deste ano, consolidando legalmente a entidade como o grau maior do ramo urbanitário.

A consolidação da CNU é uma conquista dos urbanitários que ansiavam pela criação de uma entidade que representasse seus valores, identificada com as causas em defesa dos direitos da classe trabalhadora, na luta por melhores salários, condições de trabalho, manutenção dos empregos, contra as privatizações dos setores de saneamento e energia, de proteção aos trabalhadores das empresas sobre controle privado, enfim uma pauta ampla, que abrange também a defesa dos direitos das mulheres, LGBTQUIA+, o combate ao racismo, de pessoas com deficiência e a defesa do meio ambiente.

“Os desafios são grandes, porém a força da coletividade são maiores e unidos com coragem, sabedoria e fé venceremos cada batalha. Juntos somos mais forte!”, enfatiza o presidente Paulo de Tarso.