V.tal propõe 4,06% nos salários e anistia no 13º antecipado em janeiro de 2023
Além dos reajustes econômicos, direitos sociais importantes foram conquistados como as licenças para mulheres que sofrem abortos e violência doméstica; e abono de três salários para aqueles que se aposentarem
Publicado: 28 Setembro, 2023 - 16h24 | Última modificação: 28 Setembro, 2023 - 16h47
Escrito por: Tania Trento - Sinttel-ES
A última rodada de negociações, segundo a V.tal, visando e renegociação do Acordo Coletivo de Trabalho, foi realizada nessa quarta-feira (27).
A comissão de negociação da Federação LiVRE considera que houve avanços e que a proposta pode ser levada aos trabalhadores para apreciação. A direção executiva da LiVRE faz, na próxima segunda-feira (2/10), uma reunião para avaliar e deliberar quando será convocada assembleia virtual para que os trabalhadores decidam sobre a proposta da V.tal.
Diante das Reivindicações apresentadas pela Comissão, a V.tal respondeu com seguinte contraproposta:
- Reajuste salarial de 4,06%, em setembro (data base), que é o INPC integral do período (set/22 a ago/23) e repõe o poder de compra dos salários;
- Reajuste de 2,03% no auxílio-alimentação (VA/VR), em setembro, sendo que os 2,03% restantes serão convertidos em uma carga extra no próximo fornecimento do benefício. É um abono para compensar o fato de a proposta da empresa não contemplar o INPC integral, como nos salários;
- Aumento de 4,06% no Auxílio Medicamento, com a inclusão do protetor solar no programa.
- Anistia da antecipação de 50% do 13º salário ocorrida em janeiro/23. Ou seja, pela proposta, o valor da antecipação da metade do 13º não será descontado no final do ano.
- Reconhecimento dos direitos relativos à união homoafetiva no Acordo Coletivo.
- Concessão de licença de 15 dias para trabalhadoras que sofrerem aborto.
- Licença de 15 dias para trabalhadoras vítimas de violência doméstica.
- Um abono equivalente a três salários será concedido no momento da aposentadoria do/a trabalhador/a.
- Reuniões trimestrais serão instituídas para discutir temas de interesse sindical, incluindo os terceirizados.
- Manutenção de todas as demais cláusulas do atual Acordo Coletivo.
Ao longo da reunião, a Comissão de Negociação dos Trabalhadores insistiu na necessidade de reajustar também o auxílio-creche. Apesar de resistente a V.tal acenou que responderá até a sexta-feira, 29/09.
O Sinttel-ES, que é integrante da Federação LiVRE com outros sindicatos do AM, CE, PE, RJ, RN E RO, conta com o envolvimento de todos os trabalhadores para que participem da Assembleia que será convocada. É preciso união para fortalecer as conquistas, avançando rumo a um ambiente de trabalho mais justo e digno!