MENU

Variante delta plus, que preocupa os EUA, Europa e Israel, avança no mundo

Autoridades de saúde do Reino Unido acreditam que não é “uma variante preocupante”, embora a cepa continue sob análise na Europa e em outras regiões do mundo

Publicado: 25 Outubro, 2021 - 12h38

Escrito por: Redação CUT

Reprodução
notice

Uma nova onda de casos de Covid-19 na Europa, Estados Unidos e Israel, avança e preocupa as autoridades de saúde que estão acompanhando atentamente uma nova mutação da variante do novo coronavírus.

A Rússia registrou 37.930 novas infecções por Covid-19 em 24 horas, a maior contagem de casos em um único dia desde o início da pandemia. Entre sábado (23) e diomingo (24) foram registradas  1.069 mortes, seis a menos do que o recorde de 1.075 estabelecido no sábado (23).

Mas, especialistas alertam que ainda não há motivo para alarme.

A variante delta plus, que foi confirmada pela primeira vez no Reino Unido em julho de 2021, já foi identificada em pelo menos 44 países, de acordo com dados do portal Outbreak.info, que coleta estatísticas globais de Covid.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos informou também na última quarta-feira (21) que a variante ainda é "muito rara" no país, representando menos de 0,05% dos vírus sequenciados, com menos de 10 casos reportados.

Segundos os especialistas, a variante, dominante entre os britânicos, aparenta ser ainda mais contagiosa que a atual, descoberta na Índia. As autoridades britânicas informaram que estão analisando a cepa e que, a princípio, ela parece ser mais transmissível, mas não mais mortal ou resistente às vacinas que a outra.

Apesar disso, a agência de saúde pública do Reino Unido acredita que não é “uma variante preocupante”, embora a cepa continue sob análise na Europa e em outras regiões do mundo.

Existem milhares de diferentes tipos, ou variantes - de Covid circulando em todo o mundo. Os vírus sofrem mutações o tempo todo, por isso não é surpreendente ver o surgimento de novas versões.

A delta original, primeiro identificada na Índia, foi classificado como uma variante de preocupação no Reino Unido em maio de 2021, após ultrapassar a variante Alpha, surgida no próprio Reino Unido, tornando-se o tipo dominante de vírus em circulação no país.

Preocupação na Rússia

Diante do agravamento das taxas de infecção, autoridades da Rússia estão introduzindo medidas mais rígidas esta semana para tentar conter a propagação da pandemia.

Na semana passada, o presidente Vladimir Putin declarou que a semana entre os dias 30 de outubro e 7 de novembro será de descanso remunerado em todo o país.

A partir desta quinta-feira (28), Moscou introduzirá as medidas de lockdown mais rígidas desde junho de 2020, com apenas lojas essenciais como supermercados e farmácias permanecendo abertas.

Todas as lojas, bares e restaurantes sendo obrigados a fechar, exceto aqueles que vendem bens essenciais, como supermercados e farmácias.

A Rússia tem um dos mais baixos índices de vacinação da Europa: apenas um terço da população foi vacinada. Desde o início da pandemia, a Rússia já registrou 229.528 mortes por Covid. Tal número faz da nação russa a mais afetada pelo vírus

Pandemia no Brasil

Ejm 24 horas, o Brasil registrou 187 mortes e 6.204 casos de Covid-19. Neste domingo (24), as médias móveis de óbitos e de infecções ficaram em 337 e 12.186, respectivamente, segundo os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Com a atualização, o país tem um total de 605.644 mortes e 21.729.763 infecções confirmadas desde o início da pandemia, em março de 2020.