Escrito por: Redação CUT
Para consultar o portal do Banco Central e verificar se há algum saldo esquecido em contas correntes será necessário se cadastrar no gov.br. Saiba como fazer, passo a passo
Os milhões de brasileiros que têm dinheiro esquecido nos bancos, poderão sacar os valores a partir do dia 7 de março. O Banco Central (BC) criou um site (valoresareceber.bcb.gov.br) exclusivamente para as pessoas checarem se têm dinheiro esquecido. As consultas podem ser feitas a partir do dia 14 deste mês.
Antes, porém, é preciso criar uma conta no site Gov.br. Somente após esse cadastro será possível checar e solicitar o saque do dinheiro, se tiver, no dia informado pelo Banco Central.
É importante saber que não basta ter o login e a senha no Gov.br. É preciso que o cadastro seja nível prata ou ouro para solicitar o saque do dinheiro no site do Banco Central. Ou seja, quanto maior o nível de informação pessoal o Gov.br tiver, maior será o nível do cadastro.
Para o nível prata, a conta Gov.br deve ter o reconhecimento facial. Após isso, o sistema irá identificar a foto da base de dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
É possível ter o nível prata também realizando o login com informações de um banco credenciado. Para isso, basta acessar a opção "fazer login com banco credenciado" na página do Gov.br.
Já para o nível ouro, além de todos os requisitos do nível prata, o reconhecimento facial também será confrontado com a base de dados da Justiça Eleitoral. Outra opção é realizar o login no Gov.br usando um certificado digital.
O cadastro é feito em várias etapas, inclusive com reconhecimento facial, garantindo maior segurança aos dados do cidadão.
Os serviços podem ser acessados pelo computador, notebook, tablet ou celular.
Ao acessar o site gov.br (clicando aqui), é preciso digitar o CPF e depois clicar em Continuar. Na próxima tela, assinale a opção "Li e estou de acordo com o Termo de Uso e Política de Privacidade", depois marque a opção "Não sou um robô" e clique em Continuar.
Em seguida, o site vai mostrar como será feito o cadastro usando um QR Code que é gerado no computador. Para isso, será necessário ter o aplicativo Gov.br instalado no celular, disponível para Android (baixe aqui) e IOS (baixe aqui). Assim, clique em Gerar QR Code e pegue o seu celular.
No aplicativo Gov.br do celular, selecione a opção "Ler QR Code" que vai aparecer na primeira tela. O aplicativo vai abrir automaticamente a câmera do celular. Aponte a câmera para o QR Code que aparece no computador para o aplicativo realizar e leitura.
Em seguida, será preciso fazer o reconhecimento facial. Essa é uma forma de deixar os seus dados ainda mais seguro, provando que você é realmente a pessoa que está realizando o cadastro.
Siga o passo a passo indicado pelo aplicativo para tirar as fotos do seu rosto, todas no formato selfie. Com o fim do reconhecimento facial, clique em OK e retorne para o computador.
Ao retornar para o computador, seu CPF e nome completo vão aparecer na tela. Confira se está tudo correto e clique em Continuar. Em seguida, o site irá enviar um código de autenticação. Escolha a forma como quer receber esse código, podendo ser por telefone celular ou por e-mail. Selecione a opção desejada e clique em Continuar.
Depois é só digitar o código recebido e clicar em Continuar.
Por fim, cadastre uma senha que seja segura. Ela deve conter letra maiúscula, letra minúscula, número e símbolo. Confirme a senha escolhida e clique em Continuar. Estará pronto o cadastro.
Com apoio do RecontaAí