Escrito por: Redação CUT
Próxima segunda-feira é Dia do Trabalhador, feriado nacional
Nesta segunda-feira (1º/5) é celebrado o feriado do Dia do Trabalhador, no Brasil e em 80 países do mundo. Nos Estados Unidos, porém, a comemoração foi transferida para a primeira semana de setembro, apesar da origem do feriado ter sido naquele país, quando trabalhadores estabeleceram o 1º de Maio de 1886 como data limite para que as empresas adotassem a jornada de oito horas diárias de trabalho.
Como não tiveram respostas, os trabalhadores e trabalhadoras tomaram as ruas de diversas cidades, em uma greve geral e manifestações pacíficas. Centenas de milhares de pessoas participaram dos atos. Houve forte repressão policial e oito líderes anarquistas foram presos, sete condenados à forca e um condenado a 15 anos de prisão. A repressão não funcionou e a luta pela jornada de oito horas de trabalho só se intensificou depois disso.
No Brasil a data foi consolidada em 1924 e, foi a partir do governo de Getúlio Vargas, que as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas no 1º de maio.
Como é feriado nacional, nem todos os estabelecimentos comerciais e órgãos públicos estarão abertos. Veja o que abre e fecha neste 1º de maio.
Bancos
Em todo o país, as agências bancárias não abrem no feriado, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O atendimento ao público volta a ocorrer normalmente, na terça-feira (2/5) em todas as cidades brasileiras onde não tiver algum feriado municipal.
As áreas de autoatendimento ficam disponíveis para os clientes no dia do feriado, bem como os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking. Contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento no dia 1º poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte.
Bolsa e Tesouro Direto
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) não abre para negociações na segunda-feira, assim como o Tesouro Direto.
Correios, Poupatempo e Loterias
As agências dos Correios e os postos do Poupatempo não abrem para atendimento no feriado. Antes, no sábado (29), funcionam apenas as agências que já abrem aos sábados normalmente. Para consultar quais as agências estarão abertas no sábado, basta acessar o site dos Correios.
Agências do INSS
As agências do órgão vão estar fechadas na segunda. O atendimento presencial funciona normalmente no sábado (29), das 7h às 22h (horário de Brasília). Quem precisar pode entrar em contato pelo telefone 135. As ligações são gratuitas se forem feitas por telefone fixo e custam o valor de uma ligação local para quem ligar pelo celular. Aplicativo Meu INSS (iOS e Android) estará disponível todos os dias. Por lá, dá para solicitar benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial.
Transporte público
Cada prefeito decide como os transportes vão funcionar nesta data.
Comércio de rua, shoppings , bares e restaurantes
O comércio de rua pode optar por abrir ou não. Shoppings abrem normalmente. Os horários de abertura e fechamento das lojas, porém, podem variar, seguindo as orientações do sindicato da categoria. Bares e restaurantes vão funcionar na segunda.
Postos de combustíveis
Postos devem funcionar, no mínimo, de segunda a sábado, das 6h às 20h, de acordo com determinação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Com informaões da Folha e BdF