Escrito por: Redação CUT
Brasil é um dos favoritos para levar a taça, mas precisa passar nas oitavas por Gana, Uruguai ou Portugal. Além do time de Cristiano Ronaldo, a seleção já classificada para a próxima fase é a França
A seleção brasileira de futebol começou bem a Copa do Mundo do Qatar vencendo seus dois primeiros jogos - 2 a 0 na Sérvia e 1 a 0 na Suíça - mostrando um bom futebol, levando ânimo e esperança de que o país possa levantar a taça pela sexta vez.
Já classificada a seleção de Tite enfrenta o time do Camarões, nesta sexta-feira (2/12), às 16 horas, podendo confirmar a liderança do Grupo G com apenas um empate. Além do Brasil já estão classificadas as seleções da França do craque Mappé e a de Portugal de Cristiano Ronaldo. A classificação das demais seleções serão definidas até a próxima sexta-feira (9).
Na última rodada da fase de grupos, Suíça e Sérvia fazem o outro duelo, no mesmo dia e horário do Brasil. A única seleção que pode nos ultrapassar é a Suíça que precisa vencer a Sérvia por três ou gols ou mais, sem sofrer nenhum e esperar que a seleção de Tite perca para Camarões.
1° Brasil - 6 pontos (saldo de gols +3)
2° Suíça - 3 pontos (saldo de gols zero)
3° Camarões - 1 ponto (saldo negativo de gols -1)
4° Sérvia - 1 ponto (saldo negativo de gols -2)
Se mantiver o 1º lugar, o Brasil vai enfrentar o 2º colocado do grupo H, formado por Portugal, Coreia do Sul, Uruguai e Gana.
Neste grupo se não houver mudança a partir dos próximos jogos dessas seleções, a equipe mais provável que o Brasil poderá enfrentar é Gana. Se o Brasil tropeçar frente à Camarões pode pegar Portugal, que é líder até o momento, ao vencer na segunda-feira (28), o Uruguai por 2 a 0, quase devolvendo o placar da Copa de 2018, quando nossos vizinhos venceram os lusos por 2 a 1.
Outro adversário que o Brasil poderá pegar nas oitavas é o Uruguai, que precisa vencer Gana, na próxima sexta-feira, ao meio dia. Já o time de Cristiano Ronaldo enfrenta a Coreia do Sul, no mesmo dia e horário.
Ao todo disputam a Copa do Mundo 32 seleções e 16 passam para a próxima fase.
Nesta a fase eliminatória, os vencedores do grupo jogam como vice-campeões também de cada grupo. Há apenas um jogo para cada rodada das oitavas de final.
No caso de um empate, o jogo vai para a prorrogação. Se ainda houver um empate após o tempo extra, o resultado será decidido por pênaltis.
03/12 (sábado) às 12h
Vencedor grupo A X Segundo grupo B
Vencedor grupo C X Segundo grupo D
04/12 (domingo) às 12h
Vencedor grupo D X Segundo grupo C
Vencedor grupo B X Segundo grupo A
05/12 (segunda) às 12h
Vencedor grupo E X Segundo grupo F
Vencedor grupo G X Segundo grupo H
06/12 (terça) às 12h
Vencedor grupo F X Segundo grupo E
Vencedor grupo H X Segundo grupo G
Espanha ou Marrocos podem ser os adversários do time brasileiro nas quartas de final, se o time de Tite ficar em primeiro lugar nas oitavas. Os jogos estão marcados para os dias 9/12 (sexta) e dia 10/12 (sábado), ao meio dia e 16 horas respectivamente.
Se o Brasil passar de fase na primeira colocação de seu grupo, e avançar nas oitavas, encara o vencedor do jogo entre o 1º colocado do Grupo E e o 2º do grupo F. Se avançar em segundo na fase de grupos da Copa do Mundo, e também avançasse nas oitavas, enfrentaria o vencedor da partida entre o 2º colocado do Grupo E e o 1º do grupo F.
A partir daí, as projeções de adversários ficam cada vez mais difíceis, apesar dos brasileiros até agora serem um dos favoritos na Copa, inclusive com elogios de técnicos de outras seleções e a imprensa estrangeira.