• Kwai
MENU

Venezuela é o pais menos desigual da...

Publicado: 22 Agosto, 2012 - 11h17

Escrito por: Telesur

A Venezuela é o país com menor desigualdade entre ricos e pobres da América Latina e o  Caribe, assim o ratificou um informe apresentado sobre as nações latino-americanas realizado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).


Divulgado no Rio de Janeiro, o informe de 196 páginas informou que com base no índice de Gini (que mede a desigualdade), a Venezuela e depopis o Uruguai, são os países menos  inequivativos da região.

 

Nesses países, a diferença de ingresso entre o quintil mais rico e o mais pobre não supera 10 vezes, enquanto a média da América Latina é que “os 20 por cento da população mais rica têm uma média de ingresso per capita quase 20 vezes superior ao ingresso dos 20 por cento das pessoas mais pobres”.

 

“A Venezuela, com 0,41 no índice de Gini, é o de menor inequidade, segundo dados de  2009, porém mais desigual que os Estados Unidos ou o mais desigual de Europa, Portugal”, indica o informe.

 

O governo venezuelano, presidido por Hugo Chávez, vem tendo como uma de suas metas principais a redução da pobreza extrema e a inclusão social, objetivos que vem alcançando, segundo as cifras oficiais, graças aos programas sociais e científicos que impulsiona para as populações mais vulneráveis.

 

Em contrapartida, entre os mais desiguais encontra-se o Brasil que perdeu o primeiro lugar que ostentava há décadas para a Guatemala como o país líder da desigualdade.