XP/Ipespe: Lula tem 53% dos votos válidos no segundo turno, contra 47% de Bolsonaro

Publicado: 14 Outubro, 2022 - 14h43 | Última modificação: 14 Outubro, 2022 - 14h58

Escrito por: Redação CUT | Editado por: Marize Muniz

Ricardo Stuckert

O ex-presidente Lula (PT) tem 53% dos votos válidos no segundo turno, ante 47% de Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, segundo pesquisa telefônica do Instituto Ipespe, encomendada pela XP Investimentos, divulgada nesta sexta-feira (14).

Votos válidos é o critério usado pela Justiça Eleitoral usa para definir o resultado oficial das eleições. A soma desconsidera os votos brancos, nulos e as abstenções.

Se considerados os votos totais, inclusive os brancos e nulos, a pesquisa Ipespe mostra que Lula alcança 49% das intenções de voto contra 43% de Bolsonaro. Os brancos, nulos e eleitores que ainda estão indecisos somam 8%.

O levantamento é o primeiro da Ipespe contratado pela XP após o primeiro turno.

Na semana passada, o Ipespe divulgou uma pesquisa contratada pela Associação Brasileira de Pesquisas Eleitorais (Abrapel ), que mostrou Lula com 54% dos votos válidos, e Bolsonaro, 46%. Nessa sondagem anterior, foram realizadas 1.100 entrevistas, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa XP/Ipesp ouviu por telefone 2 mil eleitores entre 10 e 12 de outubro.

A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o intervalo de confiança de 94,45%.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo  BR-07942/2022.

Sobre o instituto

O Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) é uma empresa de pesquisas fundada em 1986 e com sede no Recife. O instituto geralmente faz pesquisas eleitorais por telefone. Operadores ligam para eleitores selecionados conforme a distribuição de todo eleitorado brasileiro e os questionam sobre suas preferências eleitorais.