Zé Dirceu fala em podcast sobre papel da classe trabalhadora na defesa da democracia

Em bate-papo exclusivo, ex-ministro fez resgate de momentos históricos do Brasil para explicar a atuação da classe trabalhadora em defesa da democracia no país e quais as táticas usadas pela extrema direita

Publicado: 20 Fevereiro, 2024 - 16h41 | Última modificação: 20 Fevereiro, 2024 - 16h58

Escrito por: Redação CUT

Ahead Imagem Pública

Convidado a participar da primeira reunião da Direção Nacional da CUT, no último dia 16, o ex-ministro José Dirceu fez uma análise da conjuntura política atual do Brasil. Após a retomada das forças populares por uma aliança democrática nas eleições de 2022, a extrema direita brasileira ainda existe e tem frentes de ação não somente nas redes sociais como no próprio Congresso Nacional.

Partindo dessa realidade, Zé Dirceu, em entrevista ao Podcast da CUT, reforçou que a ação da classe trabalhadora na defesa da democracia, duramente atacada no governo passado, é prioritária.

Ao resgatar momentos históricos e decisivos no cenário político brasileiro, Zé Dirceu explicou quais os padrões, as motivações e táticas da extrema direita para tentar dominar a classe trabalhadora.

Do outro lado, ele relembrou a trajetória de luta dos movimentos populares que culminou na eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, fato que ‘causou uma revolução social no país’, mas que foi atacada com o golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff em 2016, afirmou.

Por meio dos fatos, o ex-ministro trouxe alguns pontos importantes para reflexão e reforçou que o futuro próximo é decisivo para que nos próximos anos, o país consolide sua democracia. Entre outros pontos, as eleições municipais deste ano com uma vitória do campo progressista, disse, serão fundamentais para que em 2026 o país tenha eleito um Congresso Nacional sem a concentração de forças conservadoras, como é a atual configuração da Câmara e do Senado.

O Podcast da CUT com Zé Dirceu está disponível nas plataformas:

Ou acesse aqui:

SoundCloud: