CUT, trabalho e desenvolvimento sustentável

Central lança publicação com o Instituto Observatório Social

Publicado: 13 Novembro, 2014 - 12h31 | Última modificação: 13 Novembro, 2014 - 12h41

Escrito por: CUT Nacional com informações de Vânia Viana (SNMA)

Vânia Viana
Secretários cutistas e parceiros do Observatório Social e da FES durante lançamento da cartilha

A Secretaria Nacional de Meio Ambiente da CUT (SNMA), o Instituto Observatório Social e a Fundação Friedrich Ebert lançaram no final de outubro a cartilha “Desenvolvimento sustentável: o que nós, classe trabalhadora, temos a ver com isso?

A atividade ocorreu durante seminário que a SNMA promoveu no Rio de Janeiro com apoio do Centro de Solidariedade da AFL-CIO sobre Mudanças Climáticas e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em preparação para as conferências internacionais do clima COP 20 e 21.

O guia trata de negociações internacionais como a Convenção do Clima e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, e analisa os contrastes brasileiros nos setores de energia, indústria e agricultura.

Para o secretário de Meio Ambiente da CUT, Jasseir Fernandes, o material é fundamental para a formação dos secretários cutistas e para fazer com que o tema seja incorporado pelas organizações sindicais como um todo e não fique restrito às secretarias de meio ambiente.

“Esse é um tema que todos defendem, mas precisa ser melhor explicado para que o movimento sindical compreenda a importância dessa questão na vida de toda a classe trabalhadora. Por isso organizamos essa obra em parceria com o Observatório Social numa linguagem simples, mas dentro do que é discutido em 1992, o conceito de desenvolvimento sustentável, que trata da sustentação ambiental, mas também economicamente viável e socialmente justa. A lógica da visão de sustentabilidade, que muitas vezes é distorcida pelo grande Capital fomos nós que elaboramos e temos que dizer que é nosso e, agora, a ideia é que as estudais lancem também nas regiões em parceria com os sindicatos”, apontou.

Vicente, do Observatório Social, também defende que o guia e abre um amplo debate sobre sua utilização para os cursos e formações da base CUTista.

Também estiveram presentes no lançamento a diretora da FES Brasil, Tina Hennecken, os autores e autoras da cartilha Daniel Angelim, assessor da CSA, a jornalista Thaís Brianezi, Vânia Viana, assessora da SNMA/CUT e Vicente Gomes Macedo Neto, pesquisador do IOS, além de Jana Silverman, do Centro de Solidariedade. Além de secretários e secretárias estaduais do meio

Em breve, a SNMA lançará um o boletim digital com a cobertura dos seminários e os temas que foram discutidos pelos convidados.