Livro aborda racismo, cotas e ações afirmativas
Obra do jornalista e cartunista Maurício Pestana será lançada nesta terça (18), em São Paulo
Publicado: 17 Novembro, 2014 - 15h07
Escrito por: Fundação Maurício Grabois/Editora Anita Garibaldi
Racismo: cotas e ações afirmativas, livro organizado pelo jornalista, cartunista e gestor público Maurício Pestana, é um dos trabalhos mais originais e ousados sobre relações raciais no Brasil que apareceram nos últimos tempos.
O trabalho consegue aglutinar na mesma obra grandes personalidades brasileiras e estrangeiras, da academia, da cultura, do esporte, da política, da economia, do Judiciário, dos quilombos, da rua.
São brancos e negros que, por meio de suas falas, refletem vivências e expõem análises sobre o racismo e a população negra e branca no Brasil.
Pestana conseguiu entrevistar do ex-presidente José Sarney ao ex-presidente Luiz InácioLula da Silva, mas também da famosa Iyalorixá Mãe Estela à primeira reitora negra, Ivete Sacramento, passando por uma líder quilombola e um líder do movimento dos moradores de rua.
A obra proporciona ao leitor um retrato sobre o racismo no Brasil a partir de 46 entrevistas sintetizadas e bem estruturadas, realizadas por Maurício Pestana para a seção Páginas Pretas da revista Raça Brasil.
O trabalho é uma excelente contribuição para analisar as questões raciais tomando por base as opiniões de pesquisadores, professores, estudantes, profissionais de diversas áreas, gestores, políticos, integrantes de movimentos sociais e da sociedade civil de forma geral.
O lançamento oficial do livro será nesta terça-feira (18), às 18h30, na Livraria da Villa no Shopping Higienópolis – São Paulo.